Sou micro empresa, e estamos desenvolvendo a oferta de um produto no mercado, que seria o extrato de guaraná em cápsulas, sem adição de qualquer insumo a não ser o extrato. O produto é proveniente de Maués, e estamos porcionando em embalagens metálicas e comercializando para a população local, e estamos expandindo para o acondicionamento em cápsulas gelatinosas, a ser usado como suplemento alimentar, em capsulas de 1 grama, e vislumbramos exportar para a europa. Gostariamos de orientação dos caminhos de como conseguir colocar o produto no mercado europeu. Aguardo e agradeço.
Olá Regina!! Parabéns pela decisão de exportar, o ideal é que a sua decisão seja implementada pela empresa de forma sustentável e passe a fazer parte de seu planejamento estratégico e modelo de negócio.
Um ponto muito importante é conhecer o mercado alvo e como será posicionado seu produto, ainda, quem são seus concorrentes e as características dos produtos deles, além de barreiras técnicas existentes, custos de frete, etc.
Como vocês estão em fase inicial sugerimos o curso EAD: Exportar – Sua Empresa também pode, onde você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o mercado internacional e será orientado, ainda, sobre todos os passos do processo de exportação e do plano de internacionalização.
O curso são 6 (seis) módulos e contemplam:
Mercado Externo
Minha empresa pode exportar?
Tempo X Informação X Dinheiro
O primeiro passo do processo de exportação
O segundo passo do processo de exportação
Plano de internacionalização
Link do curso: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/exportar-sua-empresa-tambem-pode,fbe0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD