Olá, boa tarde.
Estou elaborando um site ainda no perfil grátis. As minhas dificuldades são diversas. E, algumas delas é encontrar fornecedores. O segmento da minha loja virtual é de produtos importados para a beleza como (perfumes, cosméticos e outros).
Como procurar e fazer uma parceria segura para aquisição dos produtos, já que não viajo para fora? E quais os impostos tenho que pagar?
Boa tarde Ricardo. A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam, e quais são os mais adequados para o negócio que está sendo planejado. É recomendável a criação de um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para que não haja a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento.
É importante lembrar que os fornecedores devem suprir as necessidades inerentes ao negócio, minimizando os estoques e atendendo suas solicitações nos prazos estabelecidos. Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um “sócio” e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha.
Fatores que devem ser analisados para a escolha de um fornecedor:
1- Distância física;
2- Referências;
3- Custo do frete;
4- Qualidade;
5- Capacidade de fornecimento;
6- Preço;
7- Prazo;
8- Forma de pagamento e de entrega.
Como escolher
Se você não conhece os fornecedores locais, tente conversar com um empresário da sua cidade, do mesmo ramo ou não. Ele pode te indicar algumas empresas e, à medida que você for visitá-las, pode buscar indicações de outras.
Uma opção também é consultar a Central de Oportunidades do Sebrae, uma ferramenta de aproximação comercial entre compradores e vendedores. Nela, os fornecedores anunciam produtos e serviços para todo o País e os compradores podem encontrar empresas avaliadas pelo Sebrae que atendam a demandas de diversas áreas. Faça seu cadastro ou navegue pelo site buscando produtos e serviços do seu interesse.
O Mercado Azul é uma vitrine de negócios. Nele, você encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que você deseja para a sua empresa. Ele já traz todas as empresas separadas por segmento de atuação, como alimentos e bebidas, casa e construção, animais, entre outros.
A plataforma é totalmente gratuita e tem o objetivo de facilitar o encontro de quem quer oferecer um produto ou serviço com quem quer contratar. Independentemente do que a sua empresa necessita, você tem à disposição inúmeros serviços, profissionais e produtos para o seu empreendimento crescer e acontecer. Acesse a plataforma: https://mercadoazul.sebrae.com.br/
Pesquisa de fornecedores.
Como cadastrar os fornecedores.
Curso gratuito Como comprar bem e de bons fornecedores.
Boa tarde, Ricardo! Tudo bem?
Vou dividir em etapas para facilitar o entendimento, ok?
Meu conselho é que você siga tudo por etapas e não pule processos, principalmente com o seu site. Investir em uma boa hospedagem e ter um site rápido e claro proporciona uma excelente experiência ao usuário e faz com que o Google divulgue mais seu site. Este é um serviço que precisa ser feito com muito cuidado desde o início, assim como fiz com o meu site Perfumes Masculinos, trabalhe muito o SEO, especialmente em um site de e-commerce, pois com o tempo ele tende a ficar mais pesado devido à quantidade de novos produtos.
Após isso, sugiro estudar e aplicar o bom e velho marketing tradicional, preferencialmente os 5 Ps: Preço, Praça, Promoção, Produto e Pessoas.
Preço: Analise os concorrentes da sua região e procure praticar preços competitivos. Você pode até mesmo ligar para um deles se passando por um cliente. A Samsung costumava fazer isso com suas concorrentes e hoje são líderes de mercado.
Praça: Verifique quais outros meios seus concorrentes estão utilizando. Uma dica que posso te dar é a utilização do Google Meu Negócio, para negócios locais ele é vital.
Promoção: Tenha cuidado com os descontos fora de época, pois sua marca pode passar a impressão de ter promoções constantes e preços baixos.
Produto: Destaque claramente as vantagens que o seu produto tem sobre os concorrentes, (preço não conta nesta etapa) pois são essas qualidades que fazem a diferença no momento da venda.
Pessoas: Por último, e o mais importante, tente criar conexões com seu público. Isso é o mais importante, pois são eles que vão falar bem ou mal da sua marca. Utilize depoimentos reais no seu site e nas suas redes sociais. Ex: Dê brindes, peça para as pessoas testar e deixar o seu depoimento sobre o produto.
Quanto aos fornecedores, o conselho que posso te dar, além do planejamento, é unir o útil ao agradável. Pesquise preços e veja se existe a possibilidade de desconto em grandes quantidades (mas opte SEMPRE pela melhor qualidade, SEMPRE!). Faça pequenos testes de amostras antes de adquirir uma grande quantidade, pois isso é vital e, acredite em mim, vai te poupar muitas dores de cabeça.
Eu não sei quais são os produtos que você comercializa, mas existem diversos fornecedores no centro de São Paulo vendedores de essências de perfumes, se esse for o caso, procure por “Rua das essências na Sé”.
Qualquer coisa entre em contato pelo meu site, talvez eu possa te ajudar com uma consultoria.