Como encarar as dificuldades na empresa diante da pandemia?
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Oi Vanessa, tudo bem?
A pandemia de fato foi um fator que agravou muito a situação de empresas que não tinham uma base mais sólida. E os efeitos disso vão durar por muitos anos até tudo voltar ao normal, como era antes.
O que eu gostaria de saber é: qual problema específico você está tendo?
Financeiro? Vendas? Pessoal? Marketing? Logística? Atendimento?
Sendo mais específica e atacando o real problema, fica mais clara a situação e mais fácil de resolver o que precisa ser resolvido.
Conte mais sobre sua situação, acho que podemos te ajudar.
Bom dia, Vanessa. Tudo bem?
É realmente um período difícil para os empreendedores, mas há algumas dicas que podem ajudar.
Como enfrentar a crise
O vírus da reinvenção afetou a sua empresa?
Leia as dicas
Em tempo de mundo globalizado, não é de se estranhar que um vírus oriundo da China viaje rapidamente pelo mundo e provoque medo, insegurança econômica e quebra de empresas. No campo pessoal é preciso cuidado com a saúde, se resguardando em casa e fazendo a devida higiene orientada pelos órgãos ligados ao setor da Saúde. Já no meio empresarial se faz necessário repensar o negócio e suas formas de contato e comércio com o mercado. Sugiro algumas dicas para enfrentar este momento:
Estimule a Sua Criatividade:
Estimule a Sua Criatividade e da Equipe de Trabalho Chegou o momento de repensar e/ou até reinventar o seu negócio, pois de alguma forma a sua empresa já foi afetada e terá que criar novos mecanismos de conquista e manutenção de clientes. Promova o envolvimento de seus colaboradores no envio de ideias inovadoras. Pesquise em sites especializados o que outras empresas estão fazendo. Veja as sugestões de especialistas em crises;
Evite reuniões presenciais:
Videoconferências e/ou chats são a melhor forma de dar prosseguimento à comunicação mais efetiva com as equipes, sem colocar o(s) colega(s) de trabalho em risco;
Use as Mídias Sociais:
O mundo virtual nos apresenta excelentes maneiras de vender, de comunicarmos as nossas empresas e até de prospectar e fidelizar clientes. Facebook, Instagram, Whatsapp, Google Ads, dentre outras, são formidáveis para esta finalidade. O ideal é ter e/ou contratar um free-lance para esta tarefa;
Educação On-line:
Um maior conhecimento do mercado, da clientela, da gestão do negócio e dos vários processos inerentes à uma empresa lhe dará a capacidade de tomar as melhores decisões. Como presencialmente está inviabilizado, busque sua capacitação e também dos seus colaboradores através das plataformas EAD. Uma dica à mais: você, com sua expertise, pode até desenvolver conteúdos para capacitações e vender ao mercado via ferramentas on-line;
Trabalho Remoto:
Nos casos em que seja possível o seu funcionário trabalhar em casa, utilizando a Internet e/ou telefone, é a melhor opção. Além de menos contato físico com outras pessoas, evita-se o deslocamento do colaborador, que poderá dar mais assistência à sua família e ainda reduzirá as despesas da empresa com energia, material de limpeza e outros. Logicamente é necessário estabelecer padrões de entregas, como metas a serem cumpridas, horários etc.
Serviços de entrega:
Você, certamente, já ouviu aquele ditado: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé. Desta forma, é hora de pensar na entrega do seu produto ao cliente. Seja através de veículo próprio e/ou os serviços de motoboys.
Loja Virtual:
Tenho certeza que você já ouviu a seguinte frase: “se sua empresa não está on-line ela não existe”. Se até hoje a sua empresa não estava presente neste mundo virtual, chegou o momento. Contrate uma empresa e/ou um profissional especializado para este fim. Você vai precisar ter uma plataforma eficiente e um lay-out intuitivo; criar um boa estratégia de comunicação on-line e desenvolver uma logística eficiente.
O importante é sair desta crise, ocasionada pela pandemia do coronavírus, com uma nova mentalidade de negócio. O empreendedor tem que refazer o seu mapa mental e enveredar por novos caminhos em sua empresa. As mudanças nos acompanham constantemente e agora será o momento oportuno para percebermos quem está mais preparado para superar os desafios impostos pelo mercado em ebulição e incertezas.
Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus
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