Junior Costa
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Como definir um nicho de atuação e o melhor lugar para vender meus produtos?

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Estou abrindo uma pequena estamparia com foco em chinelos, canecas e camisas, como saber onde inserir as vendas e como escolher um melhor nicho de atuação?

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1 Resposta

  1. Boa tarde, Junior.

    Para definir onde vender é preciso conhecer bem o seu público. Algumas dicas para escolher o seu nicho:

    Como descobrir o seu nicho de mercado

    Se você é capaz de criar uma segmentação de mercado, é o momento de utilizar esse conhecimento para encontrar o seu nicho de mercado.

    Listamos aqui cinco passos para você chegar lá. Acompanhe!

    1º passo: Descubra em qual mercado você quer atuar

    Hoje em dia há uma infinidade de possibilidades para criar um empreendimento, especialmente em se tratando de negócios digitais. Mas a única maneira de prosperar como empreendedor — seja você digital ou não — é tendo paixão pelo seu mercado.

    Uma das piores e mais rápidas maneiras de falhar como empreendedor é apostando em um mercado apenas porque ele está em alta. Mais cedo ou mais tarde o alto nível de cobrança e grande volume de trabalho acabam pesando na balança e, sem paixão, as chances de ficar desmotivado e desistir são enormes.

    Em outras palavras: procure uma oportunidade em um mercado que você conhece e gosta, combinado?

    2º passo: Identifique um problema

    Se você conhece a fundo o mercado em que quer atuar, talvez já saiba qual problema quer solucionar e só precise validá-lo.

    Mas, caso ainda não saiba, você pode descobrir problemas não solucionados procurando em fóruns de grupos sociais na internet e até mesmo pesquisando palavras-chave relacionadas ao seu mercado no Google e analisando segmentações de mercado.

    Fique atento para qualquer dúvida ou feedbacks que os consumidores de seu mercado deixam para as marcas mais populares do mercado, pois elas podem render ótimos insights que as grandes companhias às vezes deixam passar.

    3º passo: Avalie seus conhecimentos

    Você já tem um mercado e descobriu um problema, mas com que propriedade você pode propor uma solução?

    Para ser especialista em um nicho de mercado, você precisa dominar aquele ramo de negócio a fundo. Se não é a pessoa com maior conhecimento em uma conversa sobre o assunto, estude até que seja.

    Outro ponto importante é: viva o que você fala! Teste sua solução no seu dia a dia e seja seu próprio case de sucesso.

    Para criar uma marca de comida vegana de sucesso, não basta saber a definição de veganismo. Você precisa compreender e abraçar toda a discussão acerca dos direitos dos animais para conseguir conversar honestamente com a sua persona e convencê-la de que você tem a melhor solução.

    4º passo: Observe a demanda

    Lembre-se: seu nicho de mercado deve se basear em um problema real!

    Um problema real, quando resolvido, faz com que a vida de várias pessoas seja significativamente transformada para melhor. É por isso que as pessoas procuram por uma solução e até consideram pagar por ela. Ou seja, existe demanda.

    Você pode descobrir a existência de uma demanda observando comentários e buscas que as pessoas fazem na internet.

    Outra excelente maneira de ter uma confirmação é entrevistando potenciais clientes sobre suas intenções de compra. Se ninguém compraria uma solução, talvez o problema que você quer resolver não seja tão importante assim.

    5º passo: Analise a concorrência

    Um mercado não é atrativo se já houverem dezenas de empresas tentando resolver o mesmo problema. Por isso, pesquise a existência de outros concorrentes.

    O ideal é que não hajam concorrentes quando se está descobrindo um nicho de mercado. Mas, como esse cenário pode ser bastante utópico, fique atento ao volume de competidores e suas ferramentas.

    Se são poucos concorrentes e você tem um diferencial promissor, invista! Caso contrário, talvez seja melhor procurar outro nicho.

    E aí, ainda tem dúvidas sobre como identificar seu nicho de mercado? Sem problemas! A seguir, fizemos um questionário que pode te ajudar, então responda com sinceridade.

    10 perguntas para descobrir o seu nicho de mercado:

    1. Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
    2. Eu realmente conheço o problema que estou tentando resolver?
    3. Qual a minha qualificação para resolver esse problema?
    4. Existe um grupo de pessoas afetado por esse problema?
    5. O que pode acontecer com elas se esse problema não for resolvido?
    6. Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem com esse problema?
    7. Quais são as dores e necessidades dessas pessoas?
    8. O que meus concorrentes oferecem como solução?
    9. Qual diferencial pretendo oferecer?
    10. Alguém pagaria por uma solução?

    Respondeu todas as perguntas e o resultado foi um cenário superpositivo? Parabéns, você encontrou seu nicho de mercado!

    Após definir o seu nicho, escolha onde os seus produtos chegarão melhor a esse público. Veja algumas dicas:

    Canais de vendas online

    Se você tem um negócio e deseja começar a anunciar seus produtos e vender pela internet, existem diversos canais de vendas on-line que facilitam este processo. Confira os principais deles.

    Marketplace

    O Marketplace funciona como uma grande vitrine onde marcas podem anunciar seus produtos e serviços no mesmo lugar. Nele, o usuário pode pesquisar por marca, nicho ou pelo produto desejado. Um dos grandes diferenciais para quem escolhe vender pela internet através de um Marketplace é que ele proporciona um grande alcance, isto é, um número alto de pessoas poderá visualizar seu anúncio facilmente. De forma geral, essa é uma plataforma bastante democrática e já tem sido amplamente utilizada. Magazine Luiza, Amazon, Dafiti, Mercado livre entre outros, são exemplos de grandes marketplaces.

    E-Commerce

    O e-Commerce é um canal exclusivo e oficial da empresa, onde se anuncia todos os seus produtos e serviços, é personalizado com a identidade visual, tem gestão própria e não paga comissão pelas vendas. É um dos meios de venda on-line mais utilizados hoje, por marcas de diversos setores.

    Ferramentas do Google

    O Google é uma das companhias que oferecem um maior número de plataformas e ferramentas possíveis para investir e impulsionar o seu negócio. Existem canais de vendas on-line oferecidos pela empresa, voltados a diferentes estratégias e nichos de mercado. Conheça as principais delas:

    Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, em que é possível preencher dados sobre a empresa. Lá, a marca adiciona informações como endereço, telefones, outras formas de contato, site, serviços e produtos oferecidos, faixa de preço e mais uma gama de itens relevantes. Esse é um espaço para o público saber mais sobre a empresa de uma forma prática e esclarecedora.

    Tudo que o cliente precisa saber sobre sua empresa estará disponível em um só lugar: é como um cartão de visitas on-line. Além disso, a ferramenta possibilita que a empresa gere anúncios e publicações para vender seus produtos. Existem diversas formas de promover sua marca por lá – criando uma oferta exclusiva, por exemplo.

    Google Ads

    Com o Google Ads, as empresas podem criar anúncios estratégicos para alcançar pessoas interessadas em seus produtos. A ferramenta é eficaz em proporcionar maior alcance e conversões. Sua empresa deverá comprar palavras-chave relevantes e depois criar anúncios com elas. Esses anúncios estarão disponíveis nos resultados de busca no Google, no Maps e em outros canais.

    Google Shopping

    Esta ferramenta exibe os anúncios do Google Ads das empresas. Funciona mais ou menos como um Marketplace, porém dentro da plataforma. Os anúncios são exibidos em formato de carrossel, em posição de destaque na página de resultados do Google.

    Venda pela internet

    As redes sociais são, atualmente, poderosos canais de vendas on-line. Marcar presença em uma ou mais redes é obrigatório para a empresa que deseja ter visibilidade na internet. Utilizar as redes sociais é uma forma prática e fácil de divulgar sua marca e seus produtos. Uma vantagem é que as redes sociais vêm fazendo integração com outros canais de vendas, bem como o Marketplace, o que expande as possibilidades de venda da empresa. Elas servem, hoje, não apenas para divulgar sua marca e fazer presença na internet, como para efetuar vendas, de fato. Dentre suas vantagens estão:

    • Aumentam a exposição da sua empresa no mercado e entre o público;
    • Otimiza sua comunicação com o cliente de forma direta;
    • É possível criar campanhas de marketing segmentadas de acordo com a persona ou localização geográfica, entre outros parâmetros;
    • No Brasil, a utilização das redes sociais é muito grande. Elas influenciam a decisão de compra de 77% dos cidadãos.

    Tipos de redes sociais

    Facebook

    Ainda é a rede social mais utilizada no Brasil, e isso é uma grande vantagem. São muitas pessoas ligadas neste canal, seja através de páginas comerciais, grupos, marketplace e muito mais. É possível criar campanhas pagas e promoções pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Esta é uma ferramenta bastante eficaz no direcionamento de campanhas.

    Instagram

    São mais de 200 milhões de pessoas conectadas nesta rede. É um ótimo canal para expandir a sua marca e para fazer campanhas e reforçar a identidade da sua empresa. Ferramentas como o Instagram Shopping e Business servem para que empresas possam gerar mais vendas com ações de marketing. Por fim, o Instagram é uma rede que aproxima o público da marca e ajuda a humanizar o perfil da sua companhia.

    WhatsApp Business

    Além de ser um facilitador na comunicação da empresa com o público, nele é possível inserir respostas automáticas, como mensagens de saudação ou alguma apresentação mais detalhada sobre seu negócio. A dica aqui é usar o recurso business, direcionado a empreendimentos. Lá, a empresa cria um catálogo de produtos e uma série de ações para otimizar a experiência do cliente.

    Entenda qual dos canais de vendas utilizar

    Para fazer bom uso dos canais de vendas on-line, é interessante fazer uma vasta análise do seu público e do seu nicho. Entenda como ele se comporta, como pesquisa e pelo que se interessa, para definir qual melhor forma de atraí-lo. Através desta pesquisa, você saberá quais canais mais interessantes para investir. Faça um bom planejamento e inclua todos os canais de vendas que são importantes para a sua estratégia. Crie campanhas de marketing e outras ações que possibilitem explorar ao máximo estes recursos!

    Saiba mais em: https://rockcontent.com/br/blog/nicho-de-mercado/

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/quais-canais-de-vendas-online-utilizar-em-sua-empresa,191e73f34f9f8710VgnVCM100000d701210aRCRD