Sebrae Respostas Latest Perguntas

Juliana Rodrigues
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Como divulgar meu portfólio para atrair clientes?

  • 0
  • 0

Onde divulgar minhas fotos para atrair mais clientes? existe alguma págima que melhore minha divugaçao? qual seria ela?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Juliana. Trabalhar com design não é uma tarefa simples, ainda mais com a grande concorrência que existe nesse setor. Para se diferenciar no mercado, é fundamental evidenciar seus pontos fortes e tudo o que você pode oferecer para os eventuais futuros clientes. E a melhor forma de fazer isso é ter um bom portfolio de design online.

    1- Fale sobre você

    Falar sobre você não significa fazer uma biografia, onde contará toda a sua vida profissional. Mas é importante que em seu portfólio de design online você fale, por exemplo, sobre a sua formação e as experiências que lhe foram relevantes na área. Seu cliente não quer saber se você trabalhou como caixa de supermercado, mas ele quer saber se você tem prática e noções aprofundadas em criação de uma identidade visual. Além disso, é importante destacar se você tem uma bagagem para fomentar o sucesso do negócio desse cliente em potencial.

    2- Capriche na apresentação

    Ao buscar um designer, todos os empreendedores buscam por alguém que tenha talento, experiência e principalmente criatividade. Esta parece ser a receita certa para um profissional de sucesso. Use o seu portfólio de design online, então, para mostrar todo o seu potencial.

    Ao caprichar em sua apresentação, você fará com que seu futuro contratante se apaixone não apenas pelo seu trabalho, mas também por sua capacidade criadora e bom desempenho. São muitas as apresentações de portfólio que conquistam os olhares, de modelos visuais a vídeos e sites. O importante é enfatizar os aspectos fortes que você tem para oferecer.

    3- Use seus melhores trabalhos

    Faça uma pré-seleção de trabalhos para colocar no portfólio de design online. Inserir dezenas de coisas aparentemente demonstra experiência — pois evidencia que fez diversos trabalhos —, mas, por outro lado, dilui trabalhos realmente bons entre projetos menores, dificultando o acesso ao que você tem de melhor.

    Selecionar seus trabalhos mais notáveis para o seu portfólio de design online é a melhor alternativa. A qualidade do material valerá muito mais a pena do que a quantidade. Com poucos itens, porém muito bem-feitos e selecionados a dedo, você garantirá que seu trabalho seja visto e apreciado, aumentando as chances de conseguir novos projetos.

    4- Mantenha seu portfólio atualizado

    Outra dica importante para divulgar e ter sucesso com seu portfólio de design online é mantê-lo sempre atualizado quanto a novos cursos, experiências e técnicas. Se você se aperfeiçoou, o seu portfólio também precisará de uma repaginada para acompanhá-lo. Ao fazer isso, você garante sempre ter um bom material para apresentar.

    Além disso, a vantagem de estar sempre se atualizando na área é que você também poderá divulgá-lo em vários canais de comunicação, como em marketplaces que conectam empresas a profissionais, em redes sociais e no seu próprio site.

    5- Vá direto ao ponto

    Já sabemos que é muito melhor selecionar o melhor percentual de todo o seu conteúdo a inseri-lo na íntegra em seu portfólio. Isso acontece porque ir direto ao ponto agrada muito mais do que enrolar. Além de ser mais prático, facilitará a visualização de suas habilidades.

    A correria do dia a dia e a necessidade de conseguir melhores resultados fazem com que as empresas optem por contratar profissionais dinâmicos e ágeis. Ao criar um material cheio de conteúdo extra, que demorará muitos minutos ou até mesmo horas para ser analisado, a visualização do seu trabalho como profissional poderá ficar comprometida, fazendo com que seu portfólio de design online fique facilmente de lado.

    6- Tenha sua própria identidade visual

    Espera-se que um designer que trabalha a identidade visual de diversas empresas e negócios também tenha sua própria marca. Afinal, se você se preocupa com a própria imagem, significa que você também será bem cuidadoso com a imagem de seus clientes.

    Ter a sua própria identidade visual garante que seus futuros clientes te vejam com olhos profissionais. Para isso, crie a sua própria marca, aposte em cores e fontes próprias para usar em todo material que fale de você — no portfólio, cartões de visita e em seu site pessoal, só para citar alguns.

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Fonte: https://blog.welancer.com/portfolio-de-design-online/