Rina Lucia Burim
  • 0
Novo na comunidade

Como devo proceder com cheques pré datados emitidos antes da crise do coronavírus?

  • 0

Como devo proceder com cheques pré datados emitidos antes desta crise do coronavírus?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. O cheque pré-datado é uma forma de pagamento a prazo em que é preenchida uma data futura em relação a compra para que o pagamento seja efetuado.

    Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram seus salários reduzidos, afetando pagamentos que estavam agendados.

    Para quem emitiu cheques pré-datados antes da crise do coronavírus, fique atento aos pagamentos ou tente renegociar os prazos. 

    Abaixo, veja o que pode acontecer caso seu pagamento não seja feito em dia:

    Cheques pré-datados depositados antes da data

    É possível que um cheque pré-datado seja depositado antes da data. Por isso, que o acordo de compra seja respeitado, é preciso ter bastante confiança.

    Entretanto, depositar um cheque pré-datado antes da data é uma ação que fere as relações jurídicas do que foi acordado durante a negociação. 

    Caso um cheque pré-datado seja depositado antes da data cabe uma indenização por dano moral, e ainda conseguir seu dinheiro de volta. Portanto, fique atento e procure ajuda, se necessário.

    Pagamento à vista

    Legalmente, o uso de cheque funciona como uma ordem de pagamento à vista. Isto é, serve como um dinheiro que você tem disponível e pode ser descontado a qualquer momento.

    Porém, cheques pré-datados funcionam como um contrato entre comerciante e cliente e portanto a data prevista para pagamento deve ser respeitada.

    Posso impedir o pagamento do um cheque pré datado?

    Caso tenha acontecido algum roubo ou furto é possível sustar o cheque pré-datado, ou seja, impedir que ele seja compensado.

    Para impedir que o pagamento de um cheque pré-datado seja descontado antes da data negociada, você pode tomar as seguintes ações:

            º Marque a data em que o cheque deve ser depositado na frente e também no verso

            º Escreva “não transferível” e coloque o nome de quem vai receber. Dessa forma, apenas essa pessoa ou empresa poderá descontar o cheque

            º No verso do cheque, marque para quem e para que foi entregue

            º Peça para ao vendedor para anotar o número do cheque na nota fiscal

    E se o cheque pré-datado voltar?

    Se o cheque pré-datado voltar é preciso checar se havia dinheiro suficiente na conta para o cheque ser descontado ou se alguma informação anotada estava errada.

    Caso aconteça e a pessoa ou empresa não consiga receber o valor acordado, ela tem o direito de protestar o cheque e você pode ficar com o nome sujo. Por isso,  tente negociar uma nova data para efetuar o pagamento.

     

    Ainda tem dúvidas? Entre em contato e deixe o Sebrae ajudar você!