Funil de vendas
Saber como construir um funil de vendas é importante para qualquer negócio.
O funil de vendas permitirá ter relatórios, que ao final do mês serão importantes para a tomada de decisões estratégicas, principalmente as mais difíceis.
O que é um funil de vendas? Como criar meu funil de vendas?
Na verdade, de forma simples e rápida um funil de vendas são as etapas que o cliente faz até chegar em seu produto e serviço.
Basicamente é desde o primeiro contato até o fechamento da venda.
É a linha do tempo da qual o cliente percorreu para adquirir seu serviço ou produto.
Normalmente um funil de vendas, ou como muita gente o conhece PIPELINE, é formado por três etapas simples:
- Leads (os clientes potenciais)
- Propostas (as oportunidades de negociação)
- Venda (o cliente)
Já tem estabelecido o seu próprio funil? Sim? Ou não?
Não se preocupe, aqui você aprenderá como criá-lo do zero. Vamos lá.
Etapas para criar um funil de vendas
Etapa 1- Leads
Nesta fase o cliente potencial descobre que tem uma necessidade ou um problema e que a sua empresa poderá solucionar.
Mas em muitas ocasiões é uma fase da qual muitas vezes o prospecto não sabe o que quer, ele sabe que tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo.
Quais poderiam ser as minhas etapas com um cenário assim?Quais poderiam ser as minhas etapas com um cenário assim?
-
-
- Contato inicial
- Descobrindo a necessidade
- Qualificação
- Sem respostas
-
Etapa 2- Propostas (as oportunidades de negociação)
Ok, conhecemos o problema ou a necessidade do prospecto, e daí? O que segue?
Criar dicas ou técnicas
Podemos enviar ao cliente uma dica ou uma técnica, sem querer vender uma solução a qualquer custo.
Caso a dica ou a técnica for a solução certa para o problema do prospecto, ele irá comprá-la, mas dentro desta etapa é importante mencionar que os prospectos estão comparando opções disponíveis e pesquisando qual delas é melhor para seu contexto.
É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.
Como posso construir as etapas desta fase?
- Proposta feita
- Negociação
- Descartado ou congelados
Etapa 3 – Novo cliente
Agora temos qualificado o nosso prospecto, já temos uma proposta e até poderíamos ter negociado com ele, aceitou a proposta, ganhamos a venda!
Como posso saber quais são as etapas da minha última fase?
Você deve analisar os passos do pós-venda, analise se a entrega é rápida ou se demanda um tempo mais longo.
Mas como assim?
Se a entrega for rápida, consideramos que temos um novo cliente, porém se esse produto passará por um período de entrega, teremos que analisar o tempo, a logística, entre outras questões dessa entrega, que irão tornar a etapa pós-venda mais longa e demorada.
Como podemos simplificar uma fase pós-venda da melhor forma?
- Cliente novo
- Processo de entrega
- Procurando nova oportunidade
Podemos ver as três sugestões acima e pensar, “mas eu tenho mais etapas, mais passos” porém algo importante é saber diferenciar uma etapa de um “tipo de seguimento” ou esse “acompanhamento” que realizamos dentro da etapa.
Diferenças entre etapas no funil de vendas e o acompanhamento
Uma diferença entre as etapas de funil de vendas e um tipo de seguimento/acompanhamento é a ação que você desenvolve para avançar no funil, por exemplo:
Quando o prospecto está na etapa de contato inicial, precisamos realizar uma ação, seja uma ligação, uma mensagem por Whatsapp ou um e-mail, precisamos do contato para avançar a etapa de qualificação de prospecto.
Uma ligação, um envio de Whatsapp ou envio de e-mail não poderiam ser considerado como uma etapa de um funil de vendas, senão uma ação para avançar nele.
Existem funis de vendas mais desenvolvidos e mais complexos que precisam de mais análises, porém não precisamos mais do que as 3 etapas básicas já mencionadas acima.
Se você está começando o seu negócio ou empreendimento, saiba que há um controle que ajudará no filtro do passo a passo do funil de vendas, identificando em quais status estão os contatos.
Conhecido como CRM, nada mais é que um sistema desenvolvido para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente e auxiliando as vendas.
O CRM (Customer Relationship Management) dará a visão de cada status do funil de vendas.
Solicite uma demo com 30 dias sem custos para você ver na prática a facilidade de ampliar e melhorar o relacionamento com os clientes.
Artigo muito bom. Lembrando que uma ferramenta CRM também ajuda neste processo.
Sim, o artigo falava do CRM =)
Sim, o artigo comentou sobre o CRM =)))
Sugiro usar um bom software de gestão de relacionamento com os clientes. Um deles: https://lovecrm.site