Como calcular preço de venda?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa Tarde, a Thamiris ja foi muito assertiva, correta e detalhista, apenas gostaria de complementar:
Para definir o seu preço de venda, e essencial ter em mão três informações:
– Custos totais (fixos e variáveis)
– Preço da Concorrência
– Diferenciais de seu produto
O preço de venda deve cobrir custos de produção e distribuição, os encargos e ainda proporciona lucro. este é o primeiro preço, garante a cobertura de todos os custos e a sua pretensão de margem de lucro. Com esta informação, você consegue estabelecer limites para os descontos.
Com o seu preço baseado nos custos, hora de entender o preço da concorrência, qual o valor que o mercado pratica para produtos e serviços similares ao seus.
Aqui você vai comparar o seu preço ao valor de mercado. Tem algumas decisões:
Outras dicas
– Atenção aos rateios, os critérios podem distorcer o real custo do produto
– Separe o custo do tempo ocioso, ele não pode ser lançado integralmente no custo do produto/serviço
– Não entre no mercado com preço abaixo dos seus custos, isto de da folego por um período, mas não e decisão correta.
– Se entender que pode praticar o preço baixo e irá ganhar na escala, possivelmente errou na precificação, o ganho de escala, normalmente, e otimização de tempo ocioso ou perda de matéria prima.
Espero te ajudado, e podemos te ajudar na definição no preço.
Boa tarde Aline. Custos são todos os gastos necessários da empresa, bem como, os gastos para manter o funcionamento do negócio. Por isso, para formação do preço de venda do serviço da empresa, os custos devem ser classificados como custos variáveis ou custos fixos.
O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade. Para fixar o preço de venda de seus serviços, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura.
1- Custos e Despesas
A fim de aumentar o nível de seu entendimento e evitar conceitos diferentes para uma mesma palavra, vamos definir as terminologias em custos comerciais. Custos representam os gastos relativos a consumo na operação, portanto, em uma empresa comercial, apenas o custo da mercadoria vendida é considerado custo.
Despesas representam os gastos que se destinam às fases de administração, esforço de vendas e financiamentos. Então, excetuando o custo das mercadorias vendidas, os demais gastos em uma empresa comercial podem ser conceituados como despesas.
2- Precificação
Vários fatores influenciam a formação de preço, e o grau de influência de cada um deles oscila ao longo do tempo. São eles: concorrência; clientes; fornecedores; custo; governo. O método tecnicamente correto para se formar ou analisar o preço de venda é o que melhor se adequar às necessidades de sua empresa e ao conhecimento técnico-científico dos gestores da organização.
Dentre os diversos métodos existentes, alguns podem contribuir favoravelmente na determinação de preços compatíveis com as necessidades da empresa. Formar preços de venda é buscar retorno sobre os investimentos realizados, com uma parcela de lucro que vai provocar o crescimento e a permanência da empresa no mercado. Alguns métodos utilizados:
– Mark-up multiplicador;
– Mark-up divisor;
– Adoção de preços dos concorrentes.
A precificação pode “derrubar” ou “levantar” sua empresa. Ou seja, deve ser feita com critério. Pra começar a entender a equação básica de formação de preço, leia o artigo O que considerar na hora de precificar os produtos.
Como calcular o preço de venda?
Como definir preço de venda.