como analisar se é melhor abrir uma loja de calçados física ou online?
alessandra loboNovo na comunidade
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Boa tarde Alessandra. A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – tem provocado impactos significativos sobre os pequenos negócios. A recomendação de isolamento da população tem causado efeitos relevantes nos pontos de venda, especialmente os que são presenciais.
Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo. Consumidores em casa terão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços.
Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que podem ajudar as empresas venderem mais neste período.
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/cdb6c6bfad4f6cefcc5441d116e299bf/$File/19381.pdf
Boa tarde. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3. Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
10. Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
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Como vender online em tempo de Coronavírus.
Olá, excelente a resposta da Thamiris, vou tentar auxiliar e complementar dando maior foco na pergunta mesmo.
Primeiramente, nada impede de manter uma loja física e online de maneira conjunta, na verdade, em alguns casos pode até ser uma boa ideia.
Para descobrir a melhor opção é preciso considerar o potencial de venda local e fazer um estudo de mercado, principalmente se já tiver uma ideia de onde abrir.
A internet se tornou uma ótima forma de vender, mas uma loja online de calçados pode não ser a melhor opção, sinceramente! O motivo é simples, há uma concorrência absurda, e digo isso por ser especialista em marketing digital e dar assessoria.
Não será “simplesmente abrir uma loja online e trabalhar SEO”, você vai precisar desembolsar uma boa grana.
Faça uma boa analise, pois, atualmente, penso que uma loja de calçados física tende a ser mais vantajoso, principalmente se atender um bairro. Sugiro usar a internet para anunciar a sua noja física, usar as redes sociais como publicar fotos e promoções dos calçados nos grupos locais do Facebook ou investir em anuncios patrocinados no Facebook e Instagram estão trazendo ótimos resultados.
Mas cuidado, faça um plano de negócios, você pode ver aqui no SEBRAE mesmo dicas de como fazer: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD.
Também, deixo a sugestão de conferir este vídeo sobre como montar uma loja de calçados, fala desde o mercado, planejamento financeiro, fornecedores até o que esperar de ganhos.
Espero ter ajudado, abraço.