alessandra lobo
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como analisar se é melhor abrir uma loja de calçados física ou online?

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como analisar se é melhor abrir uma loja de calçados física ou online?

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2 Respostas

  1. Boa tarde Alessandra. A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – tem provocado impactos significativos sobre os pequenos negócios.   A recomendação de isolamento da população tem causado efeitos relevantes nos pontos de venda, especialmente os que são presenciais 

    Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo. Consumidores em casa terão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços.

    Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que podem ajudar as empresas venderem mais neste período.

    https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/cdb6c6bfad4f6cefcc5441d116e299bf/$File/19381.pdf

    Boa tarde. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    1. Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2. Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3. Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4. Possua obsessão pela logística

    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

    5. Ofereça multicanais ao cliente

    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

    6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

    Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

    7. Anuncie

    Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.

    8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

    A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

    9. Tenha um site seguro

    Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

    10. Invista na gestão do negócio

    O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

    Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.

    Conheça todas as etapas da venda virtual.

    Venda pela Internet.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

    Como vender online em tempo de Coronavírus.

  2. Olá, excelente a resposta da Thamiris, vou tentar auxiliar e complementar dando maior foco na pergunta mesmo.

    Primeiramente, nada impede de manter uma loja física e online de maneira conjunta, na verdade, em alguns casos pode até ser uma boa ideia.

    Para descobrir a melhor opção é preciso considerar o potencial de venda local e fazer um estudo de mercado, principalmente se já tiver uma ideia de onde abrir.

    A internet se tornou uma ótima forma de vender, mas uma loja online de calçados pode não ser a melhor opção, sinceramente! O motivo é simples, há uma concorrência absurda, e digo isso por ser especialista em marketing digital e dar assessoria.

    Não será “simplesmente abrir uma loja online e trabalhar SEO”, você vai precisar desembolsar uma boa grana.

    Faça uma boa analise, pois, atualmente, penso que uma loja de calçados física tende a ser mais vantajoso, principalmente se atender um bairro. Sugiro usar a internet para anunciar a sua noja física, usar as redes sociais como publicar fotos e promoções dos calçados nos grupos locais do Facebook ou investir em anuncios patrocinados no Facebook e Instagram estão trazendo ótimos resultados.

    Mas cuidado, faça um plano de negócios, você pode ver aqui no SEBRAE mesmo dicas de como fazer: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD.

    Também, deixo a sugestão de conferir este vídeo sobre como montar uma loja de calçados, fala desde o mercado, planejamento financeiro, fornecedores até o que esperar de ganhos.

    Espero ter ajudado, abraço.