sabrina.cassia
  • 0

Como adaptar as técnicas apresentadas na gestão de pequenas empresas?

  • 0

Como aplicar tudo isso em um MEI? vejo que há tabus e que essas técnicas são só  para grandes empresas.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Bom dia!

    De forma alguma as técnicas de boa gestão são exclusivas para grandes empresas. Pensar assim é um equívoco muito grande. O gestor do pequeno negócio deve sim adaptar as técnicas ao tamanho de sua empresa. O que diferencia a gestão de grandes empresas dos pequenos negócios são as ferramentas de controle e gestão, as quais, para os negócios de menor envergadura, não precisam ser tão sofisticadas e complexas.

    Vamos a um exemplo prático em relação à gestão de estoques:

    • Um pipoqueiro trabalha com os seguintes insumos básicos principais: milho, óleo, gás e sal. É vital para o negócio dele que esses itens estejam sempre disponíveis e na medida certa, de forma que os insumos (milho, óleo e sal) não percam a validade e sejam utilizados dentro do vencimento. Em resumo, não adiantaria ele comprar estoques para o ano todo e perder parte desse estoque por caducidade dos produtos; isso seria perda de dinheiro, pois estoque parado é custo. E como ele procederá à gestão do estoque? Pode ser por meio de uma caderneta com anotações diárias ou por meio de uma planilha simples no excel.
    • No contraponto ao primeiro exemplo, vamos abordar uma empresa que trabalha no ramo de alimentação, no segmento de pizzaria, abrangendo toda a cidade de São Paulo. Óbvio que a quantidade de insumos a serem estocados é infinitamente maior que no exemplo acima. Porém, o cerne da  gestão de estoque dos insumos é basicamente o mesmo: manter insumos na quantidade adequada para atendimento das necessidades, sem que haja perdas de produtos em razão da caducidade, aumentando os custos da empresa. Nesse caso, trabalhar com uma caderneta ou uma simples planilha para controle e gestão dos estoques não seria prático, razão pela qual a organização deve optar pela compra de softwares de gestão, em razão do volume utilizado.

    Em resumo, observamos que o objetivo da gestão de estoques (refiro-me a ela, pois foi o exemplo que descrevi) é o mesmo para o MEI e para a grande empresa e as técnicas podem ser adaptadas à necessidade de cada empresa. Boas práticas de gestão devem ser implementadas em todas as empresas, independentemente do seu tamanho. É uma questão de sobrevivência do negócio.