Maly borges de freitas
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir um mercado de frango?

  • 0

Gostaria de montar um mercado de frango caipira e quero saber se frigorífico aceita esse tipo de produto pois gostaria de estar fornecendo de 3 a 5 mil cabeças por mês!!!

Perguntas relacionadas

1 Resposta

  1. Boa tarde Maly,

    Realmente a demanda por frango ou galinha caipira está aquecida, principalmente pelo resgate dos produtos artesanais e oriundos de criações com respeito ao bem estar animal e ao crescimento natural dos animais. Sua análise do mercado consumidor potencial está correta e viável.

    Pelo descrito na pergunta entendemos que sua ideia seria montar um mercado de venda de frango caipira, ao consumidor final, abatidos por um frigorífico “tercerizado”, com produção primária própria ou de terceiros (fornecimento de 3 a 5 mil cabeças/mês). E vossa dúvida, é se existiria este tipo de empresa para realizar os abates?!

    Infelizmente não temos resposta a sua indagação. A sua resposta será obtida junto as empresas da sua região que possam fazer este abate legalizado, isto é, os “players” do mercado. A secretaria da indústria e comércio ou secretaria da agricultura do seu município e/ou estado, poderão informar as empresas que atuam na sua região, assim, você conseguirá verificar se fazem este tipo de abate/serviço “tercerizado” e sua capacidade instalada.

    A atividade primaria citada, criação/granja de galinhas caipiras, além de aptidão rural e com criação de animais do empreendedor, se faz necessário um espaço adequado para desenvolver a produção, com infraestruturas mínimas, como galinheiro, obtenção de ração com baixo custo, animais de boa qualidade, além de um bom planejamento da atividade, para que ao final, possa obter lucro. Abaixo citamos alguns vídeos para exemplificar. Assim, é importantíssimo antes de começar a granja, que o empreendedor obtenha um maior número de informações do negócio, sobre por exemplo:

    – Legislação local através do contato com a prefeitura e secretaria de agricultura municipal;

    – Do mercado (carne/ovos): quem abate os animais em sua região (existe abatedouro municipal?), que preço praticam, como é a logística até sua propriedade (área de produção), como é a reposição dos animais, qualidade genética e raça utilizada na região. Seu questionamento, pelo que entendemos, é neste sentido, se o frigorífico pode assimilar este volume de abate para fornecer a um mercado específico.

    – Qual o valor de venda dos ovos nas feiras livres ou mercados locais, a demanda, e a margem média praticada.

    – Entre outros: qualidade da água no local e preço/qualidade do alimento (ração), enfim, uma série de condicionantes que podem fazer o negócio prosperar ou precocemente ser encerrado por maus resultados.

    Dica: Uma boa ideia é utilizar hortaliças (sobras e limpezas de folhas que não serão consumidas e/ou comercializadas) como complemento da alimentação das aves. Para isto, teríamos que implementar além da granja, uma horta orgânica no espaço. Assim, diminui o custo da alimentação com ração e/ou milho.

    Espero ter colaborado com sua dúvida!

    Veja este material produzido pelo Sebrae.:

    https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/e-book-avicultura-caipira-final.pdf

    A Embrapa/RS – Dr João Pedro Zabaleta | pesquisador em avicultura colonial/caipira e agroecologia, é referência no Brasil, quando o assunto é a criação de aves em pequenos espaços rurais. Sugerimos o aprofundamento do tema através de suas publicações, disponibilizadas abaixo:

    https://www.embrapa.br/clima-temperado/projetos/avicultura-colonial

    Entidades/Sites que podem apoiar tecnicamente sua demanda:

    https://www.embrapa.br/qualidade-da-carne/carne-de-aves/producao-de-aves

    https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=4001&p_r_p_-996514994_topicoId=4101

    Links/vídeos do assunto:

    https://www.youtube.com/watch?v=t2wWkZtb1co

    https://www.youtube.com/watch?v=IOV8icd87Kg

    https://www.youtube.com/watch?v=9hpOofnigYI

    Links que podem colaborar com seu aprendizado. Lembrete: todo negócio necessita de uma Gestão de excelência, independentemente de seu tamanho ou escala:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

    https://www.youtube.com/user/tvsebrae

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder