Sebrae Respostas Latest Perguntas

Francine Marques Valin
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir um atacado de roupas?

  • 0
  • 0

Boa tarde, gostaria de abrir um atacado de roupas, e gostaria da ajuda de algum empreendedor que trabalhe ou conhece esse ramo, para conseguir esclarecer algumas dúvidas? Ex.: onde compro as roupas direto na fábrica? qual o capital inicial que preciso ter ?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Francine. As roupas no atacado são um dos produtos mais buscados, principalmente por lojista e revendedores. Trabalhar na modalidade atacado ou até mesmo comprar dessa forma pode representar lucros expressivos, trabalho “acessível”, baixo custo e grande possibilidade de sucesso.

    1- Como Ter Um Atacado

    Atacado nada mais é do que uma “modalidade” de compra, na qual é obrigatório comprar uma quantidade mínima de peças, porém, o preço é mais baixo, haja vista a quantidade de peças adquiridas, tornando-se vantajoso para quem vende (que consegue vender mais quantidade) e para quem compra, que consegue pagar menos.

    2- Fornecedores E Fábricas De Roupas

    Ter bons fornecedores é fundamental para o sucesso de um atacado. Pense da seguinte forma, as pessoas irão buscar roupas no atacado e esperam encontrar 3 coisas:

    – Preço;

    – Qualidade;

    – Confiança

    Se você conseguir montar um atacado com essas 3 características com certeza terá uma quantidade de clientes incrível. Mas perceba, bom preço e qualidade dependem basicamente de ter um bom fornecedor, concorda? Quando se trata de atacado você dificilmente conseguirá os melhores preços se comprar de “fornecedores”, será preciso comprar diretamente de fábricas.

    A dica é, entre em contato com as fábricas de roupas e peça como funciona se quiser comprar roupas em atacado, preços e quantidade mínima exigida para que a fábrica efetue a venda diretamente para você. Provavelmente será preciso ter um CNPJ, por isso, lembre-se de fazer a legalização da empresa.

    Faça uma relação das fábricas que trabalha com a fabricação de roupas, entre em contato e atribua pontuação de acordo com as características mais importantes, para ao final, observar qual é a melhor opção para você. Tenha em mente que a variedade de peças de roupas, observação da tendência e as marcas fabricadas são pontos importantes no momento da escolha do fornecedor de roupas de atacado, assim, atribua uma “pontuação” maior nesses quesitos.

    3- Estabelecimento E Depósito

    Ao contrário do que alguns dizem, o estabelecimento de quem vende roupas em atacado precisa estar bem localizado, de preferência em um local conhecido pelos ‘lojistas’ e revendedores como um “centro comercial” de compras em atacado.

    Um exemplo clássico de localidade propícia para vender roupas no atacado é a Rua 25 de março em São Paulo, conhecida por abrigar uma quantidade imensa de vendedores de atacado. Outras localidades podem ser encontradas, mas claro, isso normalmente acontece em grandes polos econômicos, como é o caso das capitais.

    Caso você esteja montando um negócio de roupas em atacado em uma cidade mais do interior e que não tenha ruas centrais como ocorre nos grandes centros, pode-se abrir o seu atacado em locais mais ‘afastados’ do centro da cidade, já que, dessa forma, será necessário fazer um bom marketing e propaganda. Aproveite para aprender como usar as redes sociais para divulgar seu negócio.

    Já o depósito para guardar as peças de roupas de atacado pode ser em um “qualquer lugar”, já que você poderá buscar de X em X tempo, quando terminar o que possuir na loja ou, até mesmo, retirar de lá para entregar aos clientes.

    4- Quantidade De Peças Mínimas

    Esse é um ponto fundamental, porque será responsável por determinar o seu público alvo, porque existirão pessoas que desejam comprar 5 peças de roupas, outras 50, e qual delas você deseja? Por exemplo, se o seu limite mínimo de peças seja 5, o preço poderá ser mais alto, contudo, se for 50 precisará fazer um valor mais baixo, já que a quantidade é muito maior.

    Perceba que a quantidade mínima de peças de roupas em atacado influi diretamente no preço. Lembre-se sempre de ter um bom capital de giro quando for atuar nesse negócio, porque será preciso ir ‘renovando’ as suas coleções e, muitas vezes, não terá vendido todas as peças anteriores.

    O ideal é você analisar bem o seu público alvo, quantidade de peças que você terá no seu atacado e preços, para assim decidir o mínimo de peças de roupas  de atacado, porém, para facilitar, sugerimos uma quantidade de no mínimo 10 a 15 peças.

    5- Formas De Pagamento

    As formas de pagamento também irão significar muito quando se trata de roupas em atacado. Normalmente os atacados não permitem o pagamento de forma “parcelada”, raramente no cartão de crédito.

    A melhor opção de vender roupas em atacado é a vista, isso não se tem o que discutir, mesmo que você ofereça um “desconto” adicional para quem pagar nessa modalidade, incentivando. Porém, você não pode “obrigar” os seus clientes a pagarem em dinheiro e a vista, até mesmo porque seu concorrente não fará isso, consequentemente, perderá clientes para a concorrência.

    A dica é incentivar a compra a vista e em dinheiro, contudo, permitir o parcelamento no cartão, assim terá certeza que receberá, já que o encarregado do pagamento é a instituição bancária.

    6- Qualidade Das Roupas Em Atacado

    Uma boa dica é manter um severo controle de qualidade sobre suas mercadorias. Tire um dia na semana para vistoriar para descobrir se alguma roupa não está boa e fazer a substituição por outra peça. Quando se trata de roupas de marcas de grife, muitas vezes você comprará as chamadas “réplicas” ou 1ª linha.

    Esse tipo de mercadoria costuma vender bem, até mesmo porque o preço é mais baixo e a demanda por marcas de grife é maior, porém, é preciso estar atento para não comprar roupas de marca com qualidade baixa e que rapidamente se deteriorarão.

    É errado pensar que um consumidor é um comprador, não, ele é um possível cliente, aquele que comprará seguidamente de você em larga escala, por isso se esforce para conseguir a confiança dele. Aprenda como conquistar o primeiro cliente, isso irá lhe auxiliar a atender e tomar as atitudes de vendas corretamente.

    Fonte: https://novonegocio.com.br/empreendedorismo/roupas-no-atacado/