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Como abrir ou montar uma promotora cultural?

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  1. Boa tarde. O produtor cultural é o profissional responsável pela elaboração e execução de projetos, programas, eventos e atividades culturais, sociais, esportivas, entre outros. Este profissional pode estar ligado também ao agenciamento de artistas, grupos artísticos formais ou informais e ainda na promoção de ações culturais. Portanto, a sua atuação é muito ampla e por este motivo, o empreendedor tem grandes chances de ter muito sucesso em seu empreendimento.

    O Brasil tem uma imensa e variada gama de manifestações de cultura popular. Elas refletem a maneira de ser, agir, pensar e se expressar dos diferentes segmentos socioculturais de nossa sociedade, as quais são expressadas através da música, dança, artesanato, teatro, filmes, festas populares (urbanas, rurais, regionais, etc.), entre outras formas.

    O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

    Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

    1- Escolha o local

    localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural, ele precisará buscar locais que possuam fácil acesso, possuam uma grande movimentação e fluxo de pessoas, seja visível e que tenha uma boa segurança, tanto para os clientes, quanto para os colaboradores.

    2- Colaboradores

    A contratação de colaboradores para abrir uma produtora cultural dependerá de fatores como necessidade e tamanho do empreendimento. Para iniciar, o empresário pode contratar: recepcionista, profissional de serviços técnicos e uma pessoa responsável por manter os contatos com os órgãos públicos e privados, de forma a buscar a viabilização de apresentação da produtora cultural e fazer levantamento de trabalhos a serem oferecidos.

    Esse tipo de negócio permite que o empreendedor trabalhe com um número variável de prestadores de serviços terceirizados, os quais poderão ser contratados por projeto. Mas, o ideal é que independente se for terceirizado ou não, o empresário precisará contratar aqueles profissionais qualificados e devidamente capacitados para atuar na área em questão.

    3- Estrutura e equipamentos

    estrutura mínima recomendável para abrir uma produtora cultural vai depender muito do interesse do empreendedor. Ele precisará ter em mente que o espaço do local precisa ser suficiente para instalar as áreas de recepção, escritório, sala de reunião, copa e banheiros.

    4- Documentação

    Os documentos necessários para abrir uma produtora cultural são simples:

    – Documentação na Junta Comercial;

    – CNPJ;

    – Cópia autenticada do RG e CPF;

    – Secretaria Estadual da Fazenda;

    – IPTU do imóvel;

    – Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

    – Alvará de funcionamento;

    – Entre outros documentos específicos da cidade.

    Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-uma-produtora-cultural/