Como abrir ou montar uma promotora cultural?
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Boa tarde. O produtor cultural é o profissional responsável pela elaboração e execução de projetos, programas, eventos e atividades culturais, sociais, esportivas, entre outros. Este profissional pode estar ligado também ao agenciamento de artistas, grupos artísticos formais ou informais e ainda na promoção de ações culturais. Portanto, a sua atuação é muito ampla e por este motivo, o empreendedor tem grandes chances de ter muito sucesso em seu empreendimento.
O Brasil tem uma imensa e variada gama de manifestações de cultura popular. Elas refletem a maneira de ser, agir, pensar e se expressar dos diferentes segmentos socioculturais de nossa sociedade, as quais são expressadas através da música, dança, artesanato, teatro, filmes, festas populares (urbanas, rurais, regionais, etc.), entre outras formas.
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
1- Escolha o local
A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural, ele precisará buscar locais que possuam fácil acesso, possuam uma grande movimentação e fluxo de pessoas, seja visível e que tenha uma boa segurança, tanto para os clientes, quanto para os colaboradores.
2- Colaboradores
A contratação de colaboradores para abrir uma produtora cultural dependerá de fatores como necessidade e tamanho do empreendimento. Para iniciar, o empresário pode contratar: recepcionista, profissional de serviços técnicos e uma pessoa responsável por manter os contatos com os órgãos públicos e privados, de forma a buscar a viabilização de apresentação da produtora cultural e fazer levantamento de trabalhos a serem oferecidos.
Esse tipo de negócio permite que o empreendedor trabalhe com um número variável de prestadores de serviços terceirizados, os quais poderão ser contratados por projeto. Mas, o ideal é que independente se for terceirizado ou não, o empresário precisará contratar aqueles profissionais qualificados e devidamente capacitados para atuar na área em questão.
3- Estrutura e equipamentos
A estrutura mínima recomendável para abrir uma produtora cultural vai depender muito do interesse do empreendedor. Ele precisará ter em mente que o espaço do local precisa ser suficiente para instalar as áreas de recepção, escritório, sala de reunião, copa e banheiros.
4- Documentação
Os documentos necessários para abrir uma produtora cultural são simples:
– Documentação na Junta Comercial;
– CNPJ;
– Cópia autenticada do RG e CPF;
– Secretaria Estadual da Fazenda;
– IPTU do imóvel;
– Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
– Alvará de funcionamento;
– Entre outros documentos específicos da cidade.
Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-uma-produtora-cultural/
Esse link tinha um material completo, mas não estou conseguindo acesso.
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-promotora-cultural,73b87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD