Como abrir loja de artesanato ?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Como montar uma loja de artesanato
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, o que justifica o aumento da demanda por peças decorativas
Mercado artesanal
A loja de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportunidade para quem pretende abrir seu próprio negócio.
No Brasil, o setor de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano, segundo o IBGE. 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com a atividade, que representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Segundo especialistas, os fatores que tornam esse tipo de atividade menos suscetível às oscilações do mercado são:
– Matéria-prima de baixo custo ou encontrada gratuitamente e em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo;
– Inexistência de público consumidor específico;
– Mão de obra familiar, em geral.
Principais segmentos do mercado
– Acessórios de vestuário;
– Arranjos florais;
– Bijuterias;
– Biscuit;
– Caixas;
– Cerâmicas;
– Cestas;
– Crochê;
– Embalagens;
– Enfeites;
– Lembrancinhas;
– Panos de prato;
– Patchwork;
– Pintura;
– Sabonetes;
– Scrapbooking;
– Tapeçarias;
– Tecido xadrez;
– Texturas;
– Topiarias;
– Tricô;
– Velas.
Práticas de venda
A venda por consignação é um dos recursos mais usados para negociação de produtos artesanais. A entrada de produtos na loja é realizada mediante compromisso de devolução das mercadorias não comercializadas ao artesão.
A consignação é considerada operação de venda para fins fiscais. Exige emissão dos documentos fiscais pertinentes à operação de saída, em relação ao artesão, e entrada, em relação ao lojista. Ela também está sujeita à tributação incidente sobre a saída de mercadorias.
O lojista que recebe a mercadoria em consignação, para venda, assume a condição de depositário da mercadoria, obrigando-se a pagar o preço ajustado com o artesão ou devolver a mercadoria no mesmo estado em que a recebeu.
Os percentuais de remuneração do lojista na venda do produto artesanal devem ser negociados diretamente entre as partes e variam de acordo com o custo fixo verificado para manutenção da loja e carga tributária incidente na operação de venda.
É comum verificar que muitos artesãos fixam o preço mínimo que pretendem receber pelo produto, ao entregar para o lojista a mercadoria em consignação, permitindo ao comerciante estipular o preço de venda conforme sua conveniência.
Antes da aquisição de produtos para a venda, o empreendedor deve observar o prazo, preço, frete, garantia e condições de entrega do fornecedor, para uma boa negociação.
Acesse o link para mais informações e dicas: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/como-abrir-uma-loja-de-artesanato-em-minas-gerais,bf881947e93c9410VgnVCM2000003c74010aRCRD
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.