Recebi até a quarta parcela do auxílio emergêncial quando chegou a quinta eles colocaram minha conta auxílio emergêncial em avaliação por que? E bloquearam estou impossibilitado de receber o que eu faço para desbloquear ?
Igor MunizNovo na comunidade
Boa noite! Em complemento a brilhante resposta, sugiro também que protocole uma reclamação no canal oficial Fala.BR (Portal Integrado de ouvidoria e acesso à Informação).
Contudo, não obtendo uma resposta administrativa, o próximo passo será buscar a defensoria pública da união (assistência sem custo) ou o primeiro atendimento dos Juizados Especiais Federais (assistência sem custo).
Magnus Rossi advogado
Faça os seguintes procedimentos:
a) Acesse aos links do programa para verificar se eles informam o motivo do cancelamento:
http://www.cidadania.gov.br/consultaauxilio
https://consultaauxilio.dataprev.gov.br
b) Caso não informem o motivo, ligue na central 111 para ver se eles lhe passam alguma orientação a respeito.
c) Se a Central 111 não resolver a sua questão, faça um registro junto ao Ministério Público relatando a sua situação:
http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/auxilio-emergencial-manifestacoes-devem-ser-feitas-por-formulario-eletronico-da-sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac
d) Adicionalmente, faça uma reclamação junto à Ouvidoria do Governo, de forma que o Ministério da Cidadania lhe dê uma solução para seu caso: Veja como proceder:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar. Tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”