Bianca Gonçalves
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Auxílio Emergencial- Quero continuar a devolução do auxílio emergencial, mas meu Caixa Tem não abre. Sabem como proceder?

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Realizei a devolução de duas parcelas do auxílio emergencial. Quando fui pagar o boleto da terceira, meu app do Caixa Tem informou para verificar minha solicitação e quando verifiquei estou em análise novamente por indícios de desconformidade com a lei. Quero devolver essa última parcela pra ficar livre desse problema mas agora não tenho acesso ao dinheiro. Alguém sabe o que fazer?

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2 Respostas

  1. Olá isso aconteceu comigo e com muita gente, não tem o que fazer, vi várias recomendações, inclusive vídeos de advogados falando pra deixar que dentro de 90 dias o dinheiro e estornado, no meu caso já se passou os 90 dias e ainda não tive confirmação se foi estornado ou não, o que resta é aguardar.

  2. Bom dia!

    Se você já imprimiu a GRU, você poderá pagá-la diretamente nos terminais de auto atendimento. Agora, se você está sem acesso à parcela depositada, entre em contato com a central 111 para recebr orientações adicionais.

    Faça um registro junto à Ouvidoria do Governo, relatando essa situação e pedindo orientações de como fazer a devolução. Veja como proceder:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção. Tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

    Caso não obtenha nenhuma ajuda, imprima todos os registros que fez, pedindo orientaçõe spara devolução e não mexa mais no dinheiro, aguardando que ele seja estornado. Mas é importante dfeixar os registros guardados, pois, em uma eventual solicitação de esclarecimentos do governo, você tem como comprovar que fez tudo que estava ao seu alcance para proceder à devolução do recurso.