Realizei a devolução de duas parcelas do auxílio emergencial. Quando fui pagar o boleto da terceira, meu app do Caixa Tem informou para verificar minha solicitação e quando verifiquei estou em análise novamente por indícios de desconformidade com a lei. Quero devolver essa última parcela pra ficar livre desse problema mas agora não tenho acesso ao dinheiro. Alguém sabe o que fazer?
Olá isso aconteceu comigo e com muita gente, não tem o que fazer, vi várias recomendações, inclusive vídeos de advogados falando pra deixar que dentro de 90 dias o dinheiro e estornado, no meu caso já se passou os 90 dias e ainda não tive confirmação se foi estornado ou não, o que resta é aguardar.
Bom dia!
Se você já imprimiu a GRU, você poderá pagá-la diretamente nos terminais de auto atendimento. Agora, se você está sem acesso à parcela depositada, entre em contato com a central 111 para recebr orientações adicionais.
Faça um registro junto à Ouvidoria do Governo, relatando essa situação e pedindo orientações de como fazer a devolução. Veja como proceder:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção. Tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Caso não obtenha nenhuma ajuda, imprima todos os registros que fez, pedindo orientaçõe spara devolução e não mexa mais no dinheiro, aguardando que ele seja estornado. Mas é importante dfeixar os registros guardados, pois, em uma eventual solicitação de esclarecimentos do governo, você tem como comprovar que fez tudo que estava ao seu alcance para proceder à devolução do recurso.