Devolvi o auxílio emergencial, como achava que precisava esperar receber todas as parcelas primeiro, para então devolver, decidi esperar, porém, pesquisando sobre o assunto, descobri que podia fazer a devolução em qualquer momento, Assim, já havia recebido 3 parcelas na minha conta bancária, que foi as que consegui devolver, as quais eram as únicas que estavam disponíveis para a emissão da GRU, no momento que gerei. Como não havia as últimas duas parcelas no site, achei que pagando o boleto referente às 3 primeiras parcelas, as duas últimas seriam canceladas, o que não foi o que ocorreu, já que recebi esse valor posteriormente. Mas, agora, quando tento entrar no site para tentar efetuar a devolução dessas duas últimas parcelas, elas ainda não aparecem, mas as 3 primeiras parcelas, voltaram a aparecer como disponíveis, só que eu já efetuei a devolução delas, tendo até o comprovante do pagamento delas.
Então, o que eu poderia fazer para devolver esse valor que falta, que entrou na minha conta e para reconhecer a devolução das 3 primeiras?
Boa tarde Emanuela. As parcelas recebidas indevidamente devem ser devolvidas por meio de GRU. Caso a não haja a opção de devolução do valor efetivamente recebido, faça uma reclamação ao Ministério da Cidadania.
Faça um registro junto à Ouvidoria do Governo, relatando essa situação e pedindo maiores esclarecimentos. Veja como proceder:
I – Clique no link abaixo;
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
II – Escolha a opção “Reclamação”;
III– Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login;
IV – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA;
V– No campo “Descrição – assunto que vai falar”;
VI– No campo “Fale aqui” inserir a reclamação;
VII – Selecione a opção “avançar”.