Recebo por suspensao de contrato de trabalho o valor de um salário minimo. Verifiquei no app Carteira de Trabalho Digital que deveria devolver o ultimo pagamento que recebi. Esclareço que recebi o valor de um salário minino nada a mais. No momento da verificaçao gerei, erroneamente a GRU para a devoluçao deste valor, inclusive já com uma pequena correçao. O que devo fazer? O valor nao foi a mais e sim o devidamente correto que vinha recebendo. Portanto, nao sei onde está o erro. Meu empregador diz que está tudo correto e acredita ser um erro do sistema do governo. Mas, com essa emissao errada que fiz da GRU o que pode acontecer? Existe, no próprio aplicativo, a opçao de cancelar o envio da GRU. Mas ao fazer, nao aparece o cancelamento e consta como gerada. Também nao vejo para onde foi enviada a GRU. Alguem poderia por gentileza me ajudar?
Samuel FeldmanNovo na comunidade
Bom dia!
Para gerar a guia de devolução do Benefício Emergencial, o empregador deve:
– Acessar o Empregador Web e em Benefício Emergencial clicar na opção “Consultar”;
– Ticar a opção “Acordos com Recebimento Indevido” e clique em consultar;
Vale lembrar que não é necessário informar CPF, assim ele fará a busca de todos os benefícios com esse indicativo.
– Acesse o Benefício e vá em “Devolução de Parcelas Pagas Indevidamente” e clique em “Devolver”;
– Preencha os campos obrigatórios, caso não tenham sido preenchidos automaticamente;
– Preencha a justificativa, caso considere relevante informar o motivo.
O preenchimento é recomendado, porque assim é possível lembrar o motivo da devolução. Por exemplo: Acordo com vigência reduzida, devido a início de licença maternidade.
– Emita a GRU para pagamento. Se atente a emissão da guia, que sempre irá sair com a data de vencimento para o último dia do mês. Caso não consiga pagar, basta reemitir a guia que será atualizada novamente para o último dia do mês vigente.
– Na hora de imprimir a guia é importante se atentar, porque a opção “download” gera o arquivo na opção .jsf não permitindo a visualização. Para isso, clique em “Imprimir” e imprima em PDF, usando uma impressora de PDF (PDF Creator, por exemplo) ou “Salvar como PDF” do próprio navegador.
Essa é a razão de você não estar acessando a GRU gerada. Confira ainda o passo a passo desenvolvido pelo Professor Guilherme Santos:
https://drive.google.com/file/d/1CqXIiEEe3EeydMMLlUoUxM5powcvjQGO/view
Veja também as orientações de como acessar a arquivos com extensão JSF: