Sebrae Respostas Latest Perguntas

Jaqueline dos Santos
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Auxílio Emergencial- GRU está gerando mais uma parcela do auxilio o qual não foi recebido. Alguém poderia me auxiliar?

  • 0
  • 0

Alguém poderia me auxiliar? Não fiz cadastro no auxilio emergencial porém sou vinculada no bolsa família juntamente com meu irmão e minha mãe (A qual também não fez o cadastro mesmo sendo autônoma), automaticamente fizeram nosso cadastro colocando eu e minha mãe como contemplada, sendo que eu trabalho, minha mãe recebeu apenas 2 meses o valor de R$ 1,200.00 por mim e por ela, depois que descobri que aquele valor que ela estava recebendo pelo bolsa família era por causa de mim entrei no site para devolver porem o GRU está gerando um mês a mais alegando o recebimento do 3 mês, o qual não ocorreu. Gostaria de saber como resolver isso, tenho que devolver apenas 2 meses que minha mãe recebeu através no bolsa família sem ao menos sabermos que era por mim, mas estão me cobrando no GRU um mês a mais. O que faço?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Jaqueline, você deve devolver somente o que pegou. Aguarde alguns dias e gere nova GRU. Caso o problema persista, sugerimos que faça uma reclamação na Ouvidoria. Veja como proceder:

    Passo a passo para fazer o registro:

    1– Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”;

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples;

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção;

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso;

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação;

    Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optar por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), pode inserir uma cópia da GRU paga para a primeira parcela e também a GRU emitida com a duplicidade de valores, conforme o caso;

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos;

    7 – Selecione a opção “avançar”.