Fiz a devolução já tem 15 dias, quanto tempo aparece no dataprev q foi bloqueado as outras parcelas? Outra coisa eu fiz a devolução no 10 e no extrato q fica no site da devolução aparece pagamento dia 9, fiquei confusa
Gabriela FerreiraNovo na comunidade
Boa tarde!
O importante é que você guarde os comprovantes da devolução pelo prazo de cinco anos. Não se preocupe com a alteração no da informação no portal da transparência. A GRU leva uns trinta dias para ser processada na base do governo. Pod ser que o processamento seja feito após a atualização das informações do portal da transparência, então levaria uns sessenta dias para que essa informação fosse atualizada.
No site da DATAPREV não vai aparecer que as parcelas subsequentes foram canceladas. O qua vai ocorrer é que o status mudadrá para “pedido em análise ou informação similar”. Mesmo que seja depositada outra parcela e, caso seja na conta de poupança social aberta pela Caixa, basta não mexer nesse dinheiro que ele será estornado automaticamente.
Você já devolveu o que recebeu e tem os comprovantes da devolução, então, esqueça desse auxílio e toque sua vida para frente!!
Nossa e o meu caso mais confuso ainda
Recebi 2 parcelas fui devolver so consegui gerar a Gru da 2 parcela a primeira so dava 0,00 a devolver. Entao paguei a segunda parcela e esperei uns dias para ver se dava certo gerar a 1 parcela. Simplismente sumiu ficando esta mensagem: Nao foi localizado valor para devolução agora nao sei o que fazer
Jaciara, bom dia!
Da próxima vez que você precisar de nossa ajuda, sugiro fazer uma pergunta diretamente, pois se colocar como resposta ou comentário a outra pergunta, dificilmente teremos acesso.
No seu caso, sugiro que você faça um registro na Ouvidoria do Ministério da Cidadania, relatando o que está ocorrendo. Veja como proceder:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Você pode também tentar gerar uma GRU, mas observe os códigos que estão informados na GRU que você gerou diretamente no sistema de devolução. Veja as orientações no lin abaixo:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/gerar-guia-de-recolhimento-da-uniao