Devolvi 2 parcelas do auxílio…mas no app do auxilio da caixa consta que estou em avaliação e na dataprev está cancelado e agora??????
Logo após 10 dias que eu tinha recebido o auxílio, eu efetuei a devolução dos 600 reais por meio da GRU, depois disso o status no app da caixa ficou em avaliação sem motivo, depois de 2 meses no site para gerar o boleto(GRU) constava que eu tinha recebido a 2 parcela quando eu não a recebi…mesmo assim efetuei o pagamento da devolução da 2 parcela mesmo sem recebe-la…..agora no portal da transparência consta que eu fiz a devolução e no site da dataprev para consultas consta que meu auxílio emergencial foi cancelado porque eu efetuei a devolução….mas no app da caixa está em avaliação por desconformidades com a lei….devo me preocupar? o que eu faço agora?
Oi Nache, também estou mais ou menos na mesma situação.
Efetuei a devolução da 1ª parcela 4 dias depois de terem depositado na conta social. Também é possível gerar uma GRU pra pagar a 2ª parcela, mas como não a recebi, não gerei.
No dataprev também consta cancelado por cancelamento voluntário e no app do auxílio da caixa antes aparecia em avaliação sem motivo, só que agora aparece como motivo que o cadastro está sendo reavaliado por indícios de desconformidade.
Não sei se existe algo a mais que possamos fazer, mas acredito que eles tenham essa mensagem no cadastro de todos que fizeram a devolução de alguma parcela.
A minha situação é a mesma da de vocês. Recebi a primeira parcela e devolvi logo em seguida, no começo do mês passado. Daí ficou um tempo em avaliação com motivo em branco, mas no Dataprev consta que a segunda parcela foi bloqueada por devolução voluntária (as parcelas restantes ainda estão Previstas, por alguma razão, mas imagino que serão canceladas). Hoje abri minha solicitação no app da Caixa e apareceu essa mensagem de desconformidade.
Pessoal, ao que parece essa mensagem de desconformidade está aparecendo para todas as pessoas que efetuaram a devolução.
É possível que mais tarde eles acabem atualizando de novo dizendo que o cadastro foi cancelado por devolução ou algo do tipo, não dá pra ter certeza. Esse app da caixa também não serve lá muito como parâmetro, antes tinha uma mensagem dizendo que eu tinha recebido a 2ª parcela, quando na verdade nunca recebi.
Quando ligo no 111, por exemplo, já não aparece mais mensagem dizendo que fui aprovada, quando caiu a parcela x ou algo do tipo, diz só que meu cadastro foi “atualizado de acordo com informações do dataprev”.
O importante é não ter recebido mais nada, ter feito a devolução voluntária e o auxílio cancelado por solicitação, como consta no site do Dataprev.
O meu está assim igual ao de vocês não sei mais o que fazer não entendo porque no ministério da cidadania está cancelado e na caixa está em avaliação por indício de desconformidade… que Deus nos livre desse mal viu
Eu acho que o que nós já fizemos o que tínhamos que fazer, devolver o dinheiro, agora nossa situação está regulada, não acredito que vai haver algum tipo de punição para nós já que devolvemos…Assim espero…
Eu acredito que essa é a resposta padrão do App da Caixa, pois este é o meio mais desatualizado e bagunçado de consulta de status do auxílio, eu acho que o que realmente está correto é o site de consulta da Dataprev, pois lá à muito tempo eu estou com o auxílio cancelado por causa da devolução.
E no portal da transparência o meu status também está como “Valor Devolvido à União” então acho que essa novela acabou, devolvi o dinheiro até mesmo o que eu não recebi, então acho que agora acabou….
Acredito que este deve ser o caso de vocês também, então não acredito que vai haver alguma punição para nós…
Olha Nache, eu acredito e espero que sim.
Como estava comentando com algumas pessoas na mesma situação, é algo muito desproporcional eles quererem processar criminalmente quem solicitou o auxílio achando que, em um primeiro momento, se encaixava nos quesitos. Assim que eu entendi que tinha me enganado, tentei cancelar, mas não tinha como. Depois vi que tinha sido aprovada e que vi que tinham depositado a 1ª parcela na tal conta social, nem mexi no dinheiro, tá lá esperando pra dar os 90 dias e ser estornado de volta pro governo, paguei do meu bolso os 600 reais pra cancelarem as demais.
Que as autoridades gastem tempo e dinheiro público pra ir atrás dessas quadrilhas e pessoas que realmente se articularam pra fraudar deliberadamente, se apossar de grande quantidade de dinheiro que é de direito e necessidade de outros. Como o próprio nome diz, esse auxilio foi algo posto emergencialmente, os critérios deixam em aberto certas interpretações, somos humanos e nos enganamos mas quando nos demos conta, fizemos o que era possível pra corrigir, especialmente sem ninguém vir nos cobrar ou notificar.
Boa tarde Nache. Sugerimos que ligue na central 111 para obter informações e orientações, pois não temos acesso à operacionalização do sistema da Caixa.