Sebrae Respostas Latest Perguntas

karo12
  • 1
  • 1
Novo na comunidade

Alternativas Legais para enfrentar a Crise do Coronavirus nas empresas.

  • 1
  • 1

A todos Colegas e Leitores do Fórum;
A crise provocada pela Pandemia do Coronavírus, sem duvida e de grandes proporções, em todos os aspectos, porem ha de se reconhecer os esforços de todos os interessados nas soluções. No caso especifico das relações trabalhistas, o governo e entidades civis, dispuseram de bastante material para a divulgação de Alternativas, entretanto sempre persistem algumas duvidas e. detalhes, pois por vezes ao leitor não afeito aos vocabulários por vezes empregados, faz interpretações equivocadas, portanto leiam e releiam ate sanar completamente a duvida. Recebemos inúmeras consultas, sobre a redução de salários, e a resposta e sim, e permitido porem obedecendo a legislação , existente, e a recentemente editada, sobre o tema. Qual o percentual de redução, existe o máximo permitido pela CLT que e de 25 %. Entretanto esse e o objetivo desse tópico, esse percentual pode ate ser maior, porem dependendo de condições especificas e de categorias, e por vezes de norma especifica, exemplo o caso das empresas aéreas (pilotos)., um percentual  alto, porem devido as características do ramo. Por favor fiquem atentos a esses detalhes, nao adianta fazerem acordos sem apoio na legislação, existente ou editada. Pois o mesmo sera nulo e ira trazer dores de cabeça, no futuro.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Grande @karo12,

    Vou destacar alguns pontos, na esferal contábil, que você podem se atentar para enfrentar essa situação.

    1. Parcele suas dívidas ou postergue. O projeto  Lei 14.148, de 2020, que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos a isenção de impostos para as empresas do setor. Caso sua empresa faça parte, vale a pena dar uma pesquisada.
    2. Pesquise sobre “desoneração da folha de pagamento”: Você pode subsitiuir o imposto patronal (20% da folha de pagamento) por um pequeno percentual sobre o faturamento (entre 1% e 4%)
    3. Analise enquadrar sua empresa no Simples Nacional: Esse é um regime tributário simplificado e que permite uma redução tributária. Analise também a MEI, mas está é bem limitada.

    Caso precise de ajuda pode entrar em contato com nosso time aqui da Facilite Contabilidades Online. Segue abaixo nosso site:

    http://www.facilite.co