CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Otimizando seu e-commerce: Entendendo mais sobre CDN (Content Delivery Network)

Otimizando seu e-commerce: Entendendo mais sobre CDN (Content Delivery Network)

Uma CDN é uma rede de distribuição de informação e dados que permite fornecer conteúdo na web de forma rápida para vários usuários, independentemente de onde essa pessoa se encontra. O que o sistema faz é distribuir um mesmo conteúdo em diversos servidores, para direcionar esses dados de acordo com a proximidade de servidor do usuário.

O serviço funciona como um cache dos arquivos não dinâmicos do site, em diferentes datacenters de localidades dispersas em todo o mundo. O que agiliza muito na hora de navegar, pois o sistema sempre procura o datacenter mais próximo a sua localidade para entregar o conteúdo do site.

Significa, por exemplo, que as notícias, imagens e todo o conteúdo da sua loja virtual ou site está em um CDN, ele será duplicado e espalhado por diversos servidores pelo mundo. Quando seu cliente acessa sua loja virtual, dependendo do seu provedor, há um caminho a ser traçado até chegar a estes servidores. O que a CDN faz é encurtar este caminho, fazendo com que seja entregue uma resposta com velocidade maior ao usuário.

As CDN são usadas por várias empresas a nível mundial, na maioria das vezes para distribuição de conteúdo multimídia como é o caso da Apple que utiliza a rede de distribuição da empresa Akamai para disponibilizar o acesso mais rápido aos utilizadores de todo o conteúdo multimídia do iTunes.

A maioria das Redes de Distribuição de Conteúdo são comerciais e pertencem a empresas conhecidas globalmente com ligações em vários países e até mesmo continentes como é o caso da Amazon, CacheFly, PEER 1, Microsoft Azure CDN, etc. Algumas empresas utilizam também tecnologia P2P nas suas CDN como é o caso da AT&T e Internap. Existem no entanto CDNs gratuitas, como é o caso da CoralCDN e da FreeCast.

Vale a pena avaliar a melhor opção e a real necessidade de utilização para CDN em seu projeto de loja virtual. Isso pode variar dependendo do porte da loja e quantidade de produtos e material multimídia que pretende disponibilizar.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga