Ao abrir sua empresa, você deve ter pensado em montar uma equipe, além de escolher seus colaboradores, realizar entrevistas e dar treinamento para os selecionados.
Todos estes procedimentos foram feitos misturando os elementos, como se utilizasse uma batedeira industrial. E o próximo passo que o empreendedor precisa desenvolver é uma comunicação eficiente com seus colaboradores.
Como já tem conhecimento e muito contato com o seu setor de RH, já deve saber que seu maior lucro e receita vêm do seu capital humano. Seus funcionários precisam estar em sintonia com a missão, visão e valor da empresa, querendo o crescimento da marca.
Tenha em mente que: todos os esforços que possam ser feitos para o bem de seus funcionários, não serão em vão.
Como líder, tem de atuar como uma chave de nível, medindo a satisfação de seus funcionários. Por isso, nesta postagem, apresentaremos temáticas como: os benefícios de uma boa pesquisa de satisfação e a implementação das estratégias de seu negócio. Continue lendo para saber mais.
Qual a importância de ter uma equipe feliz?
O objetivo de qualquer empreendedor é o topo, como se entrasse em um elevador de carga rumo ao sucesso financeiro. Porém, muitos demoram ao investir na satisfação de seus colaboradores, pois seu lucro está totalmente vinculado a uma equipe dedicada e feliz.
Imagine que esteja trabalhando em um local hostil, qual seria seu objetivo final como funcionário?
Zelar pelo bem de seu patrão e sua empresa ou acabar o mais rápido possível seu serviço, sem se preocupar com a qualidade? Sua mente, no âmbito do empreendedorismo, ainda precisa estar na prestação de serviço. E por mais que todo sentimento seja subjetivo e individual, há maneiras de medi-los dentro de seu negócio.
Um estudo de uma instituição americana deixou claro que um grupo motivado vende 37% a mais do que outros. Por isso, aplicar esta pesquisa é viável para que tenha ideia valorativa de produtividade no ambiente.
Quais são os principais benefícios da pesquisa de satisfação de colaboradores?
De maneira geral, a pesquisa de satisfação dos colaboradores faz parte das estratégias que sua empresa tem que agregar. Ela pode ser descrita como um esforço em conjunto para identificar problemas e aumentar os resultados positivos, tendo como principais objetivos:
- Qualificar o clima organizacional;
- Avaliar a aceitação as políticas da empresa;
- Avaliar o nível de contentamento com treinamentos e cargas horárias;
- Identificar expectativas individuais.
Com todos os procedimentos finalizados e os dados colhidos, o RH, juntamente com os gestores da empresa, deverão identificar os sentimentos e as opiniões de todos os funcionários.
Isso significará um importante catalisador de mudanças. Para que seja aplicada de maneira confiável é importante que:
- Gere perguntas quantitativas;
- Não estenda muito o questionário sendo o mais objetivo possível;
- Entenda o que quer descobrir, se é relacionado a um novo projeto, ou qualidade e melhorias que a empresa pode aderir;
- Mostre para a equipe o desejo de melhoria contínua de ambas as partes;
Integrar uma pesquisa de satisfação de colaboradores de forma constante a cada novo projeto ou finalização de metas é o segredo das empresas que não param de crescer, logo, obtém os benefícios de ter excelentes resultados e sucesso no mercado.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.