Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Os maiores desafios de abrir uma empresa no Brasil

Os maiores desafios de abrir uma empresa no Brasil

Ser dono do seu próprio empreendimento é um dos maiores sonhos dos brasileiros, muitos querem se aventurar por conta própria e abrir um negócio para ser chamado de seu, e esse desejo eminente tem se tornado uma realidade cada vez mais presente, só no primeiro semestre de 2022 foram abertas 2 milhões de novas empresas, o que representa que as pessoas estão cada vez mais interessadas no mundo do empreendimento. 

E é claro que comandar um negócio possui inúmeras vantagens, mas, ao mesmo tempo em que isso possa ser atrativo, também é preciso encarar os vários desafios que empreendedores e empreendedoras acabam sofrendo durante toda a sua jornada. 

Para retirar suas coisas de dentro do armário de aço 2 portas do local no qual você trabalha, e abrir uma empresa do zero, é preciso ter ciência de que essa não será uma tarefa fácil, ainda mais pelas burocracias existentes aqui no Brasil. 

No texto de hoje, separamos quais são os maiores desafios de abrir uma empresa aqui no Brasil, vamos conferir quais são as dificuldades que todo empreendedor deve encarar de frente para realizar seu sonho, bora conferir? Então vamos lá!

Vencer a burocracia e superar a carga tributária

Quando falamos em abrir uma empresa no Brasil, a primeira coisa que vem em nossa mente é justamente a burocracia e a alta carga tributária presente em nosso país, toda a documentação, licenciamento, regulamentação e cada etapa para abrir o seu negócio acaba sendo realmente uma dor de cabeça para muitos novos empreendedores. 

Por mais que o cenário tenha mudado nos últimos anos, caindo o tempo de abertura em até 78%, essa ainda é uma parte complicada para muitos, assim como a alta carga tributária, sendo o Brasil, um dos países no mundo com maior índice de tributos. 

O pagamento de impostos com valores altíssimos, seja em produtos, serviços, localização ou de forma geral, é outro ponto que deve ser levado em consideração, e que costuma tirar noites de sono para quem está começando agora. 

Conseguir ter controle financeiro

Um dos grandes motivos que fazem 60% das empresas fecharem antes dos seus 5 anos de vida, é justamente a ausência do controle financeiro, muitos empreendedores não têm a mínima noção de como manusear suas finanças principalmente nesse começo de carreira, o que pode levar a falência de forma prévia antes mesmo de você ter algum resultado. 

É preciso levar em consideração o seu fluxo de caixa, valor que pode ser investido, teto salarial, lucro inicial, gastos com instalações e contas fixas, e até mesmo detalhes pequenos como realizar a manutenção hidráulica do local.

Não faça nenhuma loucura, e saiba controlar as finanças do seu negócio, monte relatórios constantes, feche parcerias com empresas de contabilidade e procure deixar tudo controlado, com um bom capital de giro e uma boa reserva caso tenha necessidade. 

Saber gerenciar pessoas

Nenhuma empresa vai conseguir fazer sucesso tendo apenas um funcionário, certo? Sendo assim, você vai ter que contar com uma boa equipe de colaboradores ao seu lado, que trabalhem visando o melhor para o seu novo empreendimento, porém, para que eles se adaptem e encarem esse desafio ao seu lado, é preciso saber gerenciar pessoas, e essa é uma tarefa mais complicada do que você imagina. 

Lidar com seus funcionários e mais do que isso, liderá-los até o sucesso não é uma missão para todo mundo, é preciso ter um certo tato para entender as necessidades, contornar adversidades e extrair o melhor de cada um, sempre procurando alcançar o aumento da produtividade, o bem-estar profissional de cada indivíduo e a expansão da empresa. 

Enfrentar a concorrência e se manter sempre inovando

Independente da área que você comece, sempre terá concorrência, e acredite, ela não será fácil ainda mais no seu início, então para enfrentá-la é preciso procurar sempre estar inovando e apresentando alternativas diferentes do que vemos no mercado comum, caso contrário, o que faria alguém deixar de consumir um produto que sempre consome e experimentar o seu considerado novo e desconhecido?

Dessa forma, é necessário manter sua mente criativa sempre alerta, e essa é uma tarefa complicada, fique de olho nas tendências, nos novos dados que surgem, conheça o seu mercado, e saiba como você pode agregar dentro dele, talvez uma nova metodologia ou o uso de um novo maquinário como um compressor de ar industrial possam ser a solução, veja o que melhor se enquadra dentro do seu contexto e aplique. 

Saber um pouco de tudo principalmente da parte comercial

Quando você começa um negócio, está praticamente sozinho nessa jornada, e por mais que contrate alguns colaboradores para te auxiliar nessa missão, toda empresa começa de forma pequena, sendo assim, você como dono e responsável pelo negócio deve encarar o desafio de saber um pouco de tudo, explorando todas as áreas.

É necessário saber a parte administrativa, contábil, financeira, RH, e principalmente o setor comercial. Todo bom empreendedor deve saber vender seu peixe e o marketing e as vendas serão grandes auxiliadores durante toda a sua jornada. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para encarar os desafios e abrir a sua própria empresa? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados