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Os C’s do Crédito

As instituições financeiras captam recursos e repassam os mesmos para terceiros correndo o risco de não receber. Assim, o empresário que solicita crédito em uma instituição financeira deve apresentar documentos que comprovem a sua capacidade de pagamento. Dentre os documentos podemos citar os últimos balanços, contratos, sócios e outros. Com estes dados e mais informações do gerente da conta, o analista de crédito analisa o comportamento da empresa determinando a disposição ou não do banco efetuar a operação e o seu limite.

Uma metodologia de analise muito difundida entre as instituições do mercado financeiro é a dos C’s do Crédito, baseando-se em fatores objetivos e subjetivos.

Estes seis grupos de informações, definidos como C’s do Crédito, são os seguintes:

• Caráter: São informações referentes à índole, idoneidade e reputação do cliente;

• Capacidade: Este “C” deve fornecer informações que possibilitem avaliar se as receitas e despesas permitem o cumprimento das obrigações a serem assumidas;

• Capital: Informações referentes à estrutura de capital, endividamento, liquidez, lucratividade e outros índices financeiros obtidos por meio dos demonstrativos financeiros do cliente;

• Colateral: É a capacidade da empresa ou dos sócios em oferecer garantias ao empréstimo;

• Condições: Informações referentes à capacidade dos administradores de se adaptarem a situações conjunturais, ter agilidade e flexibilidade de adaptar-se e criar mecanismos de defesa;

• Conglomerado: São informações da situação de outras empresas situadas num mesmo grupo econômico e como poderão afetar a empresa em estudo.

Com o conhecimento prévio da forma de análise, o empresário poderá se antecipar às exigências evitando perda de tempo, recursos e frustrações.

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