Fundada em 1993, a Origem é uma empresa que desenvolve presentes e jogos que desafiam o raciocínio, fazem pensar e mandam uma mensagem. Tudo é fabricado em madeira, pedra sabão, alumínio, papel e outros materiais.
Com 17 funcionários, a empresa tem como meta a preocupação com o desenvolvimento sustentável e é associada ao Instituto Ethos, organização que promove a responsabilidade social no empreendedorismo.
Pioneira no Brasil em introduzir a ideia do brinde de conceito exato para cada campanha ou evento empresarial, a marca tem sede em Belo Horizonte (MG) e escritório comercial em São Paulo (SP). A Origem coloca a criatividade a serviço da imagem de sua empresa, através de uma linha sempre renovada de produtos, que se alinham às suas necessidades mercadológicas e contribuem para a construção e para a divulgação da força de sua marca.
A economista Monica Hardy Sabino, diretora comercial da Origem, conta que a ideia de fundar o empreendimento partiu dela e dos sócios Mauricio de Araújo Lima e Patrícia Sabino. “Idealizamos um negócio que fosse lucrativo e que servisse à sociedade. Queríamos ter uma empresa que preservasse o artesanato feito à mão, gerando emprego e valorizando a mão de obra nacional”, explica.
O pioneirismo dos produtos desenvolvidos foi, no início, uma das dificuldades enfrentadas pelos sócios. “O nosso material era desconhecido do público-alvo”, acrescenta Monica.
Marketing –
Para reestruturar o site e implementar a loja virtual, a empresária conta que foi preciso buscar ajuda com uma consultoria externa. Com essa ação, houve aumento de 20% a 30% no faturamento.
O site, que conta com vídeos, notícias, produtos e o blog da empresa, foi feito com muita criatividade. Possui um layout inovador e é recheado de imagens bacanas e frases de grandes escritores e poetas famosos que vão se alternando.
Os resultados positivos começaram a surgir após um ano desse incentivo. “Investimos na seleção e contratação de uma das melhores agências de comunicação e publicidade do país”, explica. No entanto, as despesas da empresa aumentaram “tremendamente”, como coloca a própria sócia. “O retorno vai ser mais demorado do que o previsto”, completa.
A Origem realiza, também, oficinas lúdicas no ambiente corporativo. Essas oficinas têm objetivo de desenvolver a criatividade e o exercício da competitividade moderada e da visão estratégica tanto nas crianças como nos executivos As atividades são feitas por uma equipe multidisciplinar de professores e demais profissionais.
A meta é qualificar os educadores para passar esses ensinamentos para a sala de aula. “Ter corpo diretor multidisciplinar, equipe comprometida, produto consistente, fazer pesquisa e prestar um bom serviço são nossos diferenciais”, enumera Monica Sabino.
Site: http://www.origem.com.br
E-mail: monica@origem.com.br