Ficar atendo ao perfil de compra dos homens pode gerar boas oportunidades de negócios. Eles participam cada vez mais das atividades de compra da família e são os maiores responsáveis por compras em supermercado.
O cenário da economia atual, resultante da globalização e das transformações tecnológicas, acaba influenciando diversos grupos e setores da sociedade. Uma breve avaliação do público consumidor masculino permite as seguintes observações:
- Maior responsável pelas compras de supermercado;
- Traje casual no trabalho estimula o consumo de moda;
- Até advogados e o mercado financeiro aboliram o terno!
Quanto aos idosos com mais de 60 anos:
- Em 1970, 20% não tinham rendimento. Atualmente, apenas 2,4%;
- Assumem 45% das despesas. Quando são chefes de família este percentual sobe para 69%;
- Entre 1986 e 1998 dobrou o número de idosos com renda superior a 10 salários mínimos;
- A maior parte trabalha, sendo que 60% são autônomos.
A Nova Economia produziu mudança significativa no perfil de compra dos homens. Veja as principais tendências:
Compras em supermercado
Os homens participam de forma crescente nas atividades de compra da família. São os maiores responsáveis por compras em supermercado.
Traje casual
No trabalho, o traje casual estimula consumo de moda. A maioria das empresas aboliu o uso do terno em troca do esporte fino. Os ternos da Vila Romana respondem por 40% das vendas contra 80% há cinco anos. Até os advogados e o mercado financeiro aboliram o terno!
Idosos: um filão atraente para novos negócios
O grupo de consumidores considerado idoso (acima de 60 anos) representa uma grande oportunidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1998 eram 14 milhões (o equivalente a 8,8% da população) e, em 2020, conforme estimativa, serão 25,3 milhões, transformando-se em um filão cada vez mais atraente para novos negócios – ainda mais considerando que existe uma grande carência de produtos e serviços para esse grupo.
- Os setores que já exploram essa parcela de consumidores são: serviços de venda de ingressos com transporte, hotéis, associações de prática de esportes, agências de turismo;
- Moda, vestuário, além de segmentos relacionados à saúde, culinária, meio ambiente e decoração, compõem a lista de interesses especiais de pessoas idosas. Este público também gosta de praticar atividade física, dançar e viajar, tendo necessidade de integração social com grupos da mesma faixa etária;
- Em 1970, 20% não tinham rendimento. Atualmente, apenas 2,4%. Aposentadorias do estado e de planos privados, associadas ao fato de que a maioria dos idosos trabalha, fazem com que a classe tenha potencial de compra;
- Entre 1986 e 1998, dobrou o número de idosos com renda superior a dez salários mínimos e a maioria deles trabalha (60% são autônomos);
- Os idosos assumem 45% das despesas e, quando são chefes de família, esse número chega a 69%. Como os filhos e, às vezes, os netos, continuam morando em casa, é comum que o idoso assuma as despesas familiares.
Hábitos de consumo dos idosos
- 80% assistem TV;
- 46% leem jornal;
- 27% gostam de livros;
- 31% alugam filmes em locadoras;
- 36% têm telefone celular;
- 92% das mulheres consomem cosméticos;
- 57% compram produtos de maquilagem;
- 55% têm cães e gatos;
- 48% costumam cuidar de plantas.
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