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Omnichannel: como esse recurso pode ajudar seu e-commerce

Omnichannel: como esse recurso pode ajudar seu e-commerce

O omnichannel ainda está ganhando forma, mas já possibilita um aumento nas vendas e satisfação dos clientes. 

A internet oferece um mundo de possibilidades para as empresas, entre elas as vendas online. Essa, por sinal, tem crescido muito nos últimos anos.

Somente durante a pandemia, houve um crescimento de 75% no e-commerce. Isso significa que as pessoas estão mais dispostas a comprar online e estão fazendo isso.

A questão é que existem diferentes perfis de públicos, e cada um deles acaba buscando um canal diferente. Existem os que utilizam o e-commerce, outros preferem as redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail e outros. Nesse momento é que entra o omnichannel.

Gerenciar esses canais um a um sem que houvesse integração, seria trabalhoso e possivelmente resultaria em erros. Adotando o omnichannel esses são minimizados e ainda ajuda o comércio eletrônico de outras formas.

Omnichannel: como esse recurso pode ajudar seu e-commerce

Imagem: Pixabay

Ship From Store

Para as empresas que trabalham com lojas físicas e online é preciso haver integração. Com o Ship From Store o estoque da loja física pode ser usado nas compras online evitando que seja necessário separar os produtos.

Com essa integração, pode-se, por exemplo, identificar a loja física mais perto do consumidor e enviar o produto dela, reduzindo o tempo e custos de entrega.

Oferece possibilidade ao cliente

O omnichannel abre um leque de possibilidades para os clientes. Por exemplo, um motorista que esteja buscando por uma das seguradoras mais baratas para proteger o seu veículo, pode encontrar um artigo de blog para sanar suas dúvidas. Após ler pode ir diretamente para o site da corretora e pedir a cotação.

Já outro que esteja verificando a opinião de outros consumidores nas redes sociais, não precisará sair dela para fazer a compra.

O cliente se sente atendido em todos os canais, pois pode comprar por onde achar mais interessante. Entretanto, é preciso levar em consideração um fator. Todos eles devem ser adaptados para o mobile, afinal, hoje boa parte da navegação parte de dispositivos móveis.

Aumenta as chances de venda

Vender mais é sempre o que se espera, e isso acontece com o omnichannel. O consumidor passa a ter uma experiência personalizada, escolhendo o canal que deseja e atendimento em todos eles. 

Isso faz com que ele esteja mais propenso a comprar e prefira plataformas que funcionem de forma integrada.

Empresa mais preparada para atender

Com a integração dos canais, a empresa consegue entender melhor o comportamento do cliente. Compreende sua jornada de compra e necessidades.

Com essas informações consegue elaborar estratégias que sejam mais efetivas e proporcionem melhores resultados. Isso também garante que o padrão de qualidade seja mais alto por estar alinhado com as expectativas e gere satisfação.

Todo o trabalho fica mais fácil por ter indicadores sólidos e organizados. A integração ajuda na redução de custos na concentração dos dados. 

Agiliza em diferentes aspectos

Um dos pontos já citados, como a entrega mais rápida por conta de uma loja próxima. A logística pode ser agilizada quando as informações estão integradas.

Em caso de um contato do cliente, esse processo também se torna mais rápido. Não importa se ele contatou um canal primeiro e depois outro, todo o relacionamento estará concentrado em um único local.

As informações concentradas tornam mais fácil entender e resolver um problema, acessando todo o histórico e soluções apontadas. 

Contribui com o aumento do ticket médio

Um consumidor satisfeito volta a comprar no e-commerce que o atendeu bem e cada vez mais aumenta o valor das compras.

Além disso, se sentindo confortável com a plataforma de omnichannel, navega mais pela loja virtual e seleciona os produtos. Mesmo que não houvesse um planejamento acaba levando algo a mais do que buscava inicialmente.

O omnichannel é o recurso que todas as empresas precisam adotar se quiserem se fazer presentes em diferentes plataformas. Sem ele, as coisas podem fugir do controle. 

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

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