Em 2014, espera-se uma competição acirrada no mercado brasileiro de cartões de crédito e débito, não apenas entre as três principais empresas do setor (Cielo, Rede e Santander), mas também com a consolidação de players que já estão se estabelecendo há algum tempo e que agora esperam aumentar o seu volume de operações, como Elavon e First Data.
Quem faz a previsão é Max Ciqueira, consultor da empresa francesa Lyra Network, responsável pela plataforma de pagamento online Payzen, que opera no Brasil. “Com esta competição é provável que a taxa de desconto do lojista (Merchant Discount Rate) caia, favorecendo os comerciantes. Esta é uma antiga aspiração do mercado: mais competição, menores custos e maior qualidade”, afirma.
Em artigo publicado no Startupi, o articulista faz uma retrospectiva do cenário vivenciado em 2013 e enumera as tendências que o mercado projeta para 2014.
De acordo com ele, o mercado brasileiro de cartões de crédito e débito obteve resultados expressivos em 2013. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o movimento financeiro deve alcançar R$ 846 bilhões, com 9,1 bilhões de transações e crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior.
“Em alguns segmentos, como no caso do e-commerce, o crescimento em 2013 foi de 29% em relação à 2012, movimentando R$ 31 bilhões, conforme levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)”, registra.
Para 2014, as tendências apresentadas por ele são:
- Competição acirrada e menor taxa de desconto do lojista;
- Negócio de pagamentos por cartões crescerá;
- E-commerce crescerá;
- Início da consolidação de pagamentos móveis;
- Segurança ainda vai frear NFC;
- Pagamentos por mensagens podes crescer;
- Carteiras móveis e apps ganham visibilidade;
- Padrão 3DS.
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