Fundada em 1º de outubro de 1958, há 63 anos atrás, a NASA foi responsável por momentos icônicos na história da astronomia; Hoje, a NASA é mais que uma Agência Espacial.
Ela se tornou uma marca reconhecida no mundo inteiro; A marca está inserida no lifestyle das pessoas, através de roupas e outros objetos de consumo que utilizam seu logotipo. O astronauta Neil Armstrong pisando na Lua em 1969, as primeiras imagens do planeta Terra, a exploração de Marte, entre outros acontecimentos marcam a trajetória da Agência Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos.
Hoje, a NASA é mais que uma Agência Espacial. Ela se tornou uma marca reconhecida no mundo inteiro. Além de ser uma instituição pública que realiza pesquisas fundamentais para a humanidade e o conhecimento sobre o espaço, é também inserida no lifestyle das pessoas, através de roupas e outros objetos de consumo que utilizam seu logotipo ou identidade visual.
Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos Além da utilização da marca no dia a dia, há outros fatos curiosos sobre a NASA. A revista Forbes listou 8 dessas curiosidades, veja a seguir: Licenciamento sem royalties Tecnologia para atletas Comunicação via SMS Parceria com a Disney Literatura anti-alienígena Índice de popularidade Composição de música Parceria com startups Licenciamento sem royalties Por ser uma instituição governamental, a NASA não pode cobrar royalties pelo uso de sua marca em produtos. Isso facilita para que muitas empresas utilizem a sua logotipo para vender roupas, objetos, entre outros.
Marcas como Forever 21, Target, Vans, Walmart, Nike, Navy são algumas que já utilizaram a identidade visual da Agência Espacial. Tecnologia para atletas A Speedo em parceria com profissionais da NASA desenvolveu um maiô feito com tecido ultrafino que repelia a água e comprimia os músculos. O maiô LZR Racer como foi batizado, gerou polêmica.
Ele vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008. Após a enorme demanda por mais maiôs desse tipo e pelos resultados dos atletas que utilizaram a peça, o LZR Racer foi proibido nas provas. Comunicação via SMS Message bubbles. Text balloon on phone dispaly. Vector design template for messenger chat. Message bubbles. Text balloon on phone dispaly.
Vector design template for messenger chat. A Estação Espacial Internacional (EEI) é o objeto mais luminoso no céu, depois da Lua e do Sol. Desse modo, é possível ver a olho nu. A NASA oferece um serviço que envia um SMS quando a EEI está passando pela sua cidade. Se você fizer a inscrição para receber a notificação, a NASA avisa que a Estação, ao passar por sua cidade, irá se parecer com um avião passando a uma velocidade alta nos céus. o Centro de Controle Espacial Johnson, em Houston, estima mais de 4 mil localidades nas quais ela pode ser vista por semana. Parceria com a Disney “Milan, Italy – March 19, 2012: Disney Logo On Shop Window.” “Milan, Italy – March 19, 2012: Disney Logo On Shop Window.” A parceria entre a Disney e a NASA gerou a atração Mission: Space que oferece aos visitantes a experiência de viver uma voo espacial através de um simulador. Inaugurada em 2004, custou 70 milhões de dólares e costuma receber 1 milhão de turistas por ano. Literatura anti-alienígena Em 2007,
um grupo de engenheiros da NASA publicou um livro que reunia informações sobre como se defender de um ataque alienígena. Índice de popularidade Sendo uma entidade pública, a NASA tem um índice de popularidade que mede sua aceitação da população. Só o perfil no Instagram da instituição soma quase 80 milhões de seguidores. Composição de música A partir da sonificação de dados colhidos em explorações espaciais, a NASA conseguiu criar um trecho de música que representasse o espaço. Parceria com startups A NASA desenvolveu uma parceria com a startup Canoo cujo objetivo é fabricar carros elétricos para transportar os astronautas do Programa Artemis até a plataforma de lançamento.