Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O varejo integrado a longevidade

O varejo integrado a longevidade

Como o varejo pode auxiliar no desenvolvimento de uma longevidade ativa?

O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem sendo observado em diversos países, incluindo o Brasil. Diante dessa realidade, é fundamental que haja uma conscientização da sociedade sobre as necessidades dos idosos, especialmente no que se refere ao varejo. O Centro Internacional de Longevidade do Reino Unido promoveu um seminário on-line com o objetivo de discutir como o varejo pode contribuir para o envelhecimento saudável das pessoas.

Um dos principais desafios a serem superados é a falta de acessibilidade e um ambiente etarista que pode gerar discriminação. É preciso que as empresas compreendam as possibilidades que o consumidor idoso representa e invistam em recursos humanos capazes de lidar com esse público, além de fornecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades desse grupo.

A acessibilidade é uma condição básica para que o varejo possa se tornar um ambiente inclusivo. Para isso, é importante que as prefeituras invistam em infraestrutura e mobilidade urbana, como o exemplo de Oxford, que planeja se tornar uma “cidade de 15 minutos”, onde todos os serviços estejam a uma curta distância, estimulando a prática de atividades físicas durante as atividades cotidianas.

Outro exemplo interessante é o cartão de fidelidade LoCard, na Finlândia, que tem se transformado em uma fonte valiosa de informações para pesquisas acadêmicas. Ao analisar o histórico de compras de 47 mil lares, os pesquisadores conseguem identificar hábitos alimentares e traçar relações com o bem-estar e saúde das pessoas. Esses dados podem ser utilizados para a elaboração de políticas públicas que visam promover uma alimentação mais saudável.

Em suma, é fundamental que o varejo esteja atento às necessidades do público idoso e trabalhe para criar um ambiente acolhedor e acessível. Além disso, a coleta de informações pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento saudável. A conscientização da sociedade sobre essa questão é um passo importante para garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e promover uma sociedade mais inclusiva.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que

interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados