Como o varejo pode auxiliar no desenvolvimento de uma longevidade ativa?
O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem sendo observado em diversos países, incluindo o Brasil. Diante dessa realidade, é fundamental que haja uma conscientização da sociedade sobre as necessidades dos idosos, especialmente no que se refere ao varejo. O Centro Internacional de Longevidade do Reino Unido promoveu um seminário on-line com o objetivo de discutir como o varejo pode contribuir para o envelhecimento saudável das pessoas.
Um dos principais desafios a serem superados é a falta de acessibilidade e um ambiente etarista que pode gerar discriminação. É preciso que as empresas compreendam as possibilidades que o consumidor idoso representa e invistam em recursos humanos capazes de lidar com esse público, além de fornecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades desse grupo.
A acessibilidade é uma condição básica para que o varejo possa se tornar um ambiente inclusivo. Para isso, é importante que as prefeituras invistam em infraestrutura e mobilidade urbana, como o exemplo de Oxford, que planeja se tornar uma “cidade de 15 minutos”, onde todos os serviços estejam a uma curta distância, estimulando a prática de atividades físicas durante as atividades cotidianas.
Outro exemplo interessante é o cartão de fidelidade LoCard, na Finlândia, que tem se transformado em uma fonte valiosa de informações para pesquisas acadêmicas. Ao analisar o histórico de compras de 47 mil lares, os pesquisadores conseguem identificar hábitos alimentares e traçar relações com o bem-estar e saúde das pessoas. Esses dados podem ser utilizados para a elaboração de políticas públicas que visam promover uma alimentação mais saudável.
Em suma, é fundamental que o varejo esteja atento às necessidades do público idoso e trabalhe para criar um ambiente acolhedor e acessível. Além disso, a coleta de informações pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento saudável. A conscientização da sociedade sobre essa questão é um passo importante para garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e promover uma sociedade mais inclusiva.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.