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O uso das mídias sociais em franquias e suas particularidades

O uso das mídias sociais em franquias e suas particularidades

Cresce a procura por agências de marketing digital para a divulgação das empresas nas mídias sociais, e as franqueas são um exemplo de como pode ser feito um trabalho direcionado para ampliar seu público alvo se tornando mais visível e presente no dia a dia das pessoas, construindo um relacionamento mais forte e marcante.

O que é marketing digital?

De acordo com  Philip Kolter, Marketing é a ciência do estudo do mercado, sendo o conceito do mercado definido como um grupo de pessoas interessadas em algo em comum.

Em geral marketing digital é o estudo do mercado com a utilização de ferramentas para elaboração e execução de estratégias para gerar negócios e ativar a conexão entre pessoas pela internet.

Um dos fatores fundamentais hoje para se obter sucesso no marketing digital, é a presença da empresa nas mídias sociais, com seu fluxo partindo de estratégia com um ótimo marketing de conteúdo, com conteúdos relevantes, que venham a ajudar de forma verdadeira as pessoas, produzido com qualidade é um dos caminhos do sucesso.

A importância das redes sociais

É fato que redes sociais tiveram um crescimento absurdo ativando assim uma grande conexão entre as pessoas, gerando grande oportunidade de se levar informação, seja de pessoas física para pessoa física, quanto de pessoas jurídica para pessoa física.

Com a evolução da era da informação, as empresas estão tendo a valiosa oportunidade de estreitar laços com seus clientes atuais, fidelizando, e tendo grande possibilidade de captar novos clientes de forma mais efetiva, com baixo custo.

As plataformas de mídias sociais admitem a criação de campanhas publicitárias totalmente direcionadas para seu público alvo, filtrando região, idade, sexo, palavras de interesses, dentre outros fatores, sendo mais efetiva a geração de leads qualificados, pessoas interessadas no seu produto ou serviço, assim tornando os custos inferiores se comparado com outras mídias.

Com isso, as campanhas digitais se tornam muito mais eficientes do que nas mídias tradicionais pois são direcionadas especificamente para os interessados e propensos a consumir o produto ou serviço ofertado.

Claro que isso não quer dizer que as outras mídias se tornam obsoletas e que devemos parar de realizar o investimento na publicidade tradicional.

Porém para determinadas estratégias de vendas ou branding, as mídias digitais são mais efetivas e baratas na entrega de publicidade.

Portanto, tudo depende do objetivo e estratégia adotada.

Gestão das mídias sociais dentro das franquias

Um dos tipos de negócios crescentes no Brasil são franquias, pois o seu método já testado e aprovado, oportuniza o investidor pular etapas e já ter um empreendimento que funciona em mãos, aumentando assim a possibilidade de sucesso em sua jornada.

Porém, para determinados nichos de franquias, no que diz respeito a suas estratégias publicitárias seja no mundo digital ou tradicional, existem particularidades em sua execução, pois pode ser um desafio colocar em prática estratégias de região para região, com culturas tão diferentes em um país continental como o nosso.

Com isso temos 2 caminhos de trabalho nas redes sociais em empresas com padrão de trabalho pré-existente.

A primeira delas é a centralização do serviço, onde as decisões a serem tomadas, todas é de responsabilidade do franqueador e são repassadas para os franqueados apenas em caráter passivo.

Desse modo o franqueado apenas recebe o que é imposto pela franquia, sempre mantendo um padrão sem muita flexibilização, não levando em conta as características regionais no momento de produzir conteúdo ou configurar os anúncios nas rede sociais.

A outra forma é a decentralizada, dessa maneira o franqueado possui maior controle e responsabilidade na gerência das mídias sociais, criação de conteúdo e estratégias de marketing levando em consideração as características regionais das pessoas onde está inserido o seu negócio.

As vantagens e desvantagens destes métodos

A centralização do marketing digital dentro da franquia tem um ponto positivo, que é a padronização de publicidades e campanhas publicitárias, pois independente da região onde a franquia se encontra ela irá usar as publicidades criadas pelo franqueador.

Já um problema causado pela centralização do marketing digital é na hora da criação de campanhas regionais, pelo fato de que uma campanha criada para uma determinada região muito das vezes não tem a mesma qualidade de captação e não atinge o mesmo público alvo que para outra região, pois não foi levada em consideração características regionais no momento da criação do conteúdo, como por exemplo, modelos, tipos de pessoas, ou cores e expressões.

Na descentralização as vantagens são outras. O trabalho do marketing digital fica a critério do franquiado, podendo ser melhor por selecionar as redes e conteúdos que mais geram resultados, trazendo melhor custo-benefício. Com isso aumenta a responsabilidade do franqueado e diminui a responsabilidade do franqueador.

Porém uma dificuldade que pode vir a acontecer é a perda de identidade visual da marca, caso o franquiado fuja dos valores impostos pela franquia. E para que isso não se torne um problema é bom criar conceitos e regras que não deixe fugir dessa perda de identidade visual mesmo levando em consideração características regionais.

Veja um exemplo: Como funciona na Franquia OralDents Clinica Odontológica

Hoje a OralDents Clinica Odontológica é uma das franquias que mais cresce no Brasil, tendo como seu principal interessado pequenas e médias clínicas em cidades com até 250 mil habitantes, com seu principal gestor, o próprio dentista, que tem conhecimento na sua área de estudos, porém faltando um pouco na habilidade de gestão.

Optando pelo padrão de trabalho, hoje na OralDents existe o trabalho padronizado nas suas mídias digitais e a abertura de cada clínica ter a possibilidade de trabalhar de forma regionalizada, porém com uma equipe a disposição dentro da própria franqueadora para realizar esse trabalho direcionado e personalizado, para sanar a demanda de cada clínica, para que não venha a sair muito dos padrões de trabalho da franqueadora, com cores, fontes e campanhas e para a franqueadora ter o controle dos números.

Com isso, é possível criar uma forte identidade visual da marca, sempre entregando conteúdos de divulgação de qualidade e com constância a nível de franqueadora e franqueado, dentro da necessidade de cada franquia.

Portanto, as mídias digitais são fundamentais hoje em dia para a presença da sua marca no mundo, seja qual for o formato do seu negócio.

E franquia é um ótimo formato de investimento pelo padrão de trabalho já aprovado e testado, encurtando assim pesquisas e testes de mercado, e diminuindo o tempo para o retorno de investimentos.

Vinicius Calazans

Vinicius Calazans

Boas respostas
Estratégias e planejamento para mídias digitais. Especialista em campanhas publicitárias e criação de conteúdo para redes sociais, marketing de conteúdo, especialista em otimização de busca para o Google e outros buscadores. Estratégias para aumentar posicionamento de websites para a primeira página do Google. Desenvolvimento de campanhas publicitárias no Facebook, Google, Instagram, Twitter, Pinterest e Youtube. Campanha orgânica, links patrocinados e e-mail marketing. SEO, Google ADS. Controle de posicionamento da marca com base nos 4P's do marketing, suporte e criação de conteúdo para vídeos. Elaboração de relatórios de análise para mídias digitais com controle e planos de ação de acordo com as oscilações do público da marca.

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1 comentário

  1. O marketing digital é uma realidade hoje em dia e de extrema importância para que nosso negócio fiquei em evidência de várias formas para nossa marca/ empresa ganhar uma notoriedade! Pra mim é bem difícil trabalhar sem o marketing digital nos dias atuais.

  2. Ótimo post, hoje em dia está cada vez maior a procura por empresas que cuida do marketing digital das empresas para ajuda-lás a crescer dentro do meio digital.

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