CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que você precisa saber sobre os algoritmos?

O que você precisa saber sobre os algoritmos?

Talvez você não saiba o que de fato é algoritmo, mas se usa algum aparelho com acesso a web com certeza já ouviu falar ou já fez uso dele, pois toda inteligência artificial é criada por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.

Já percebeu que após realizar uma pesquisa o próprio computador ou celular sugere conteúdos relacionados a ele? Os algoritmos também são os responsáveis por esse tipo de mecanismo.

Dessa forma, digamos que um produtor agropecuário necessite de uma lavadora para a realização de seu trabalho, ao realizar uma pesquisa na web, automaticamente começam a surgir anúncios de diversas lavadoras de alta pressão profissional, para ele. 

Por esse motivo, os algoritmos têm sido tão utilizados para impulsionar diversas estratégias de marketing digital, mas se engana quem pensa que esses mecanismos são eficientes apenas na internet, pois eles são aplicados de diversas formas.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre os algoritmos. Vamos lá?

O que é algoritmo?

De forma simplificada, os algoritmos são sistemas de sequências e operações com instruções ou raciocínios que são programados para realizar alguma tarefa.

Ao longo do dia utilizamos diversos equipamentos e ferramentas que podem servir de exemplo desses sistemas inteligentes como calculadora, computador, agenda digital, mini game, celular, relógios esportivos digitais entre muitos outros. 

Um relógio de ponto digital, por exemplo, é um equipamento desenvolvido com um sistema inteligente de algoritmo, que foi criado com a intenção de registrar a entrada e saída de funcionários e enviar essas informações para uma nuvem de armazenamento. 

Aplicações

Como citado anteriormente, os algoritmos são aplicados em diversos equipamentos e funções que utilizamos em nosso dia a dia e realizam funções que geralmente nos auxiliam em diversas tarefas.

Por esse motivo, suas aplicações se estendem a um universo de possibilidades, vamos mostrar as principais delas:

Redes sociais

Nas redes sociais, o algoritmo possui o objetivo de filtrar conteúdos, impulsionando post, fotos e afins, que são mais relevantes para o usuário, baseando-se no conteúdo que ele mais interage seja, assistindo, curtindo, comentando, compartilhando ou salvando.

Sites de buscas

Em sites de buscas, o algoritmo geralmente atua otimizando as pesquisas de usuários, auxiliando para que as pessoas encontrem exatamente o que foi descrito na barra de pesquisa. 

Empresas

Muitos empreendimentos são contemplados com o algoritmos para a otimização de processos, mas principalmente para a prospecção e fidelização de clientes.

Na prospecção e fidelização de clientes a empresa utiliza canais de comunicação unificado com estratégias de marketing digital, que por meio de algoritmos permitirá personalizar o atendimento e aumentar o tráfego do público alvo nos sites, páginas, blogs, entre outros. 

E assim, consequentemente promovendo também o aumento de vendas de produtos ou contratações de serviços.

Na otimização de processos, geralmente ocorre a partir de aparelhos com inteligência capaz de agilizar a produção industrial ou na suporte de atendimento.

Uma prestadora de serviços como a locação de gerador de energia, por exemplo, poderia utilizar os algoritmos na organização de processos através de algum equipamento inteligente com a função de registro de clientes, cuidar do estoque e dos produtos locados.

Agora que você já sabe como utilizar os algoritmos, o que acha de colocar em prática no seu negócio?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga

Deixe um comentário