Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O que você precisa saber sobre empréstimo FGTS?

Todo trabalhador com carteira assinada ou que já trabalhou no regime CLT tem dinheiro ao empréstimo FGTS. Trata-se de um tipo de crédito, no qual há diversas vantagens como as taxas de juros baixas e a disponibilidade para pessoas negativadas, entre outras. Afinal, é um empréstimo prático, fácil de fazer e o dinheiro é rapidamente disponibilizado na conta do solicitante.

Quer saber como funciona, vantagens e como conseguir? Continue a leitura e descubra! 

O que é o empréstimo FGTS? 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um dos benefícios de quem trabalha no regime CLT. Esse valor é depositado mensalmente pelo contratante e fica disponível ao funcionário em casos específicos, como demissões sem justa causa ou na compra do imóvel próprio. Desde 2016, o FGTS também pode ser usado para conseguir crédito pessoal.

Dessa forma, o empréstimo FGTS é um tipo de crédito disponibilizado aos trabalhadores que possuem saldo nas contas do FGTS. Vale tanto conta ativas ou inativas, pertencentes aos trabalhos anteriores. Dessa forma, o trabalhador pode ter dinheiro liberado na sua conta de acordo com o valor disponível no FGTS.

Na prática, funciona como outros tipos de empréstimo pessoal, mas neste caso o valor do FGTS serve como garantia ao banco. Ou seja, graças a essa garantia, a operação se torna mais segura para a instituição financeira, que pode cobrar juros bem mais baixos em comparação aos juros do empréstimo pessoal.

Dessa forma, existem duas modalidades de empréstimo FGTS: a antecipação do Saque-Aniversário e o empréstimo com garantia FGTS. A seguir, entenda como funciona cada um deles.

Antecipação do Saque-Aniversário 

Toda pessoa que possui saldo na conta do FGTS pode optar por duas escolhas diferentes: o Saque-Aniversário e o Saque-Rescisão. No caso do Saque-Rescisão, o valor é liberado quando o trabalhador é demitido. Já no Saque-Aniversário, o trabalhador recebe uma parte do valor do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário.

Dessa forma, é possível antecipar até 12 Saques-Aniversário de uma só vez, sem precisar esperar pelo mês do seu aniversário. Assim, é possível receber um dinheiro que é seu direito, mas de forma antecipada, prática e com os juros mais baixos do mercado, mas indicamos adiantar entre 5 até 7 anos, acima desse prazo somente é vantajoso para os  bancos.

Empréstimo com garantia do FGTS 

Já o empréstimo com garantia do FGTS é a contratação de crédito pessoal, usando o valor do FGTS como garantia de pagamento. Dessa forma, o empréstimo é bastante similar aos já praticados pelo mercado, como o empréstimo com garantia de imóvel, automóvel e outros bens. Ou seja, o valor do FGTS é uma garantia de que as parcelas do empréstimo serão pagas.

Dessa forma, caso o consumidor que contratou o empréstimo passe por alguma dificuldade, como desemprego e não consiga quitar as parcelas do empréstimo, o banco ou instituição financeira tem acesso ao valor das contas do FGTS para quitar o débito. Dessa forma, é uma transação mais segura tanto para o banco, quanto para o consumidor que não corre o risco de se endividar.

3 vantagens do empréstimo FGTS 

Chegando até aqui você já deve ter percebido que o empréstimo FGTS é repleto de vantagens. Agora, confira mais detalhes sobre elas e entenda.

  1. É muito prático

Diferente de outros tipos de empréstimo, nos quais é preciso atender a uma série de requisitos, o empréstimo FGTS é muito prático. No caso da antecipação do Saque-Aniversário, por exemplo, ainda há a praticidade de quitar as dívidas automaticamente.

Como se trata de uma antecipação, o valor é anualmente descontado do seu saldo, sem se preocupar com as parcelas. Além disso, sem se preocupar em comprometer a sua renda mensal com uma conta. Outra praticidade é que os dois tipos de empréstimos do FGTS podem ser contratados pelo celular, sem sair de casa e sem pegar filas.

  1. Sem burocracias

Para conseguir um empréstimo pessoal, é preciso passar por uma avaliação de crédito. Afinal, o banco ou instituição financeira precisa saber se o seu perfil é adequado para adquirir um empréstimo. Contudo, no caso dos empréstimos do FGTS, não há essa avaliação e inclusive ele está disponível para negativados.

De modo geral, as duas opções são bem mais rápidas do que um empréstimo convencional. Dessa forma, em alguns casos, é possível ter o dinheiro na conta no mesmo dia.

  1. Economia

As taxas de juros neste tipo de empréstimo são as menores do mercado. Enquanto o empréstimo pessoal está na faixa dos 6%, os empréstimos do FGTS têm, em média, 1,99% de juros.  Além disso, no caso da antecipação do Saque-Aniversário, não é preciso comprometer a sua renda mensal. Ou seja, é mais economia para seu bolso!

Quem pode fazer o empréstimo do FGTS? 

A antecipação do Saque-Aniversário está disponível para qualquer pessoa que tenha contas ativas ou inativas no FGTS. Além disso, é preciso ter optado no aplicativo do FGTS pela modalidade Saque-Aniversário.

Já o empréstimo com garantia do FGTS está disponível para os trabalhadores com carteira assinada em regime CLT. Além disso, há algumas outras regras que devem ser seguidas, confira:

  • No caso do Saque-Aniversário, é preciso ter saldo suficiente para a antecipação. O valor mínimo varia de acordo com cada banco;
  • O valor do empréstimo é similar ao consignado, que no caso, deve comprometer no máximo 35% do salário do contratante;
  • O prazo para pagamento é de até 84 meses.

Como é o pagamento das parcelas? 

No empréstimo com garantia do FGTS o pagamento das parcelas é feito em desconto na folha de pagamento anualmente. Dessa forma, não tem desconto de prestações mensais.

Em caso de demissão, como o empréstimo possui o FGTS como garantia, o consumidor pode ficar tranquilo. Neste caso, o banco ou instituição pode usar o valor das contas do FGTS para quitar a dívida, sem comprometer o CPF.

Já no caso do adiantamento do Saque-Aniversário, o pagamento é feito automaticamente no mês do aniversário. Ou seja, quando o valor do benefício seria disponibilizado para o trabalhador. Dessa forma, você só adianta um dinheiro que é seu direito.

 

Anderson Wenningkamp

Anderson Wenningkamp

Consultor Comercial & Marketing Novo na comunidade
Profissional atuante em conteúdos de Vendas, Marketing e SEO/ link building.

Cliente atual de SEO: https://www.carreracarneiro.com.br/

Conhecimento e Domínio de técnicas de SEO para posicionamento de termos tecnicos e populares.

You must login to add a comment.

Posts relacionados