Além de impactar empresas de setores tão distintos quanto o de automóveis, usinagem de precisão e diversas outras, o isolamento social trouxe alterações na forma de como o consumidor consome os produtos.
Tudo porque, alguns dos fatores que determinam isso, como confiança, níveis de desemprego ou custo de vida, foram severamente atingidos e todos pensamos duas ou até três vezes, antes de adquirirmos algo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!
Mais detalhes destas mudanças
Enquanto algumas indústrias estavam em melhor posição para enfrentar o impacto dessa tempestade, outras puderam lutar para sobreviver.
À medida que os consumidores lidam com a incerteza, seu comportamento de compra se torna mais errático. O que está claro, no entanto, é que ocorreu uma redução nos gastos relacionados a todos os produtos e serviços não essenciais.
Mas, à medida que cada país vai se movendo ao longo da curva (descendente ou crescente) do COVID-19, podemos ver um vislumbre de níveis crescentes de otimismo que, por sua vez, estão ligados a maiores gastos e isso é tão fundamental quanto uma empresa de automação residencial para as classes mais altas.
Os consumidores da Índia, China, Indonésia e Nigéria, por exemplo, estão exibindo bons níveis de otimismo, com mais famílias planejando aumentar os gastos.
Enquanto isso, 37% dos americanos acreditam que o país se recuperará em 2 ou 3 meses (essa porcentagem é alta, principalmente, para pessoas que ganham US$ 100 mil ou mais).
App de entrega de comida e streaming
Ao não poder sair de casa, precisávamos recorrer a certos aplicativos para nos divertir, não é mesmo? Pontualmente, tivemos acesso a vários apps de entrega de comida e a filmes e séries.
Isso veio para ficar, novas possibilidades puderam ser experimentadas (tanto do lado do cliente quanto do lado das empresas) e pequenos gestos como brindes corporativos entregues junto aos pratos, deixavam todos satisfeitos.
Outras formas de entretenimento são os apps de HQs online, de games e tantos outros.
Gastos Estratégicos do Consumidor
No mundo todo, os consumidores continuam gastando – e em alguns casos, até mais do que na época de ‘pré-pandemia’ – em algumas necessidades, como mantimentos e suprimentos domésticos.
Devido às mudanças nos hábitos de consumo de mídia (Netflix, Prime Video, YouTube e outros), os consumidores dizem que aumentaram seus gastos com entretenimento em casa.
E se na China, muitas categorias, como gasolina, bem-estar e cuidados com animais de estimação, parecem estar se recuperando, outros países seguem uma trajetória inversa.
No Brasil, por exemplo, estudos comprovaram que, no supermercado, os clientes pagam mais e levam menos, se comparado a alguns anos atrás. Tudo isso tem a ver com a inflação, o desemprego e a falta de oportunidades.
É correto afirmar que esta adaptação aos ‘novos tempos’ já ocorreu, basta equilibrar a economia e dar acesso a alimentação, empregos e dignidade a todos, independentemente de onde vivem, quem são e o que fazem.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.