Você já ouviu falar de backlinks? Se você ainda não ouviu de backlink e para que eles servem, fique tranquilo, você veio ao lugar certo!
Pensando nisso, fizemos este artigo para trazer tudo o que você precisa saber sobre este assunto.
O que são backlinks?
Backlinks são links adicionados no momento de uma publicação que direciona o leitor a outros conteúdos igualmente relevantes.
O backlink pode levar a uma página dentro ou fora do seu site.
Quando se trata de backlinks internos, as páginas vinculadas geralmente estão relacionadas ao seu conteúdo, são colocados ali para aumentar o tempo do leitor gasto em sua página.
O backlink externo, ou seja, aqueles que apontam para outro site, é mais utilizado quando o assunto não tem relação com o seu tema, mas ainda assim é relevante colocá-lo.
Nesse caso, é sempre interessante verificar a reputação e credibilidade do site antes de criar um link para ele.
Existem outras páginas que podem se vincular ao seu domínio se você fizer publicações interessantes e de alta qualidade.
O principal objetivo dos backlinks é complementar a experiência de leitura do visitante.
Conforme mencionado, o leitor pode encontrar conteúdos que explicam melhor determinados temas,e com isso estar claramente informado sobre o tema.
Por exemplo, se você tem um blog que fala sobre tecnologia, precisa falar sobre negócios um dia, portanto, você pode redirecionar seus leitores para um portal mais qualificado que fale mais claramente sobre negócios.
Para que servem os backlinks?
Além de promover uma boa experiência para o leitor, os backlinks também servem para:
- Aumentar o tráfego;
- Melhorar o posicionamento nos buscadores;
- Reconhecimento de marca.
Quando você obtém bons backlinks que levam as pessoas às suas páginas, você aumenta suas chances de estar na primeira página do Google.
Em outras palavras, você está dizendo ao algoritmo que a publicidade do seu site é valiosa e merece os melhores resultados.
No momento em que o leitor procura por palavras-chave específicas.
Esses resultados positivos dão exposição à sua marca, fazendo dela mais conhecida no mercado e tornando-a referência no assunto.
Quais são os tipos de Backlinks?
Existem diferentes tipos de backlinks que visam resultados diferentes.
1- Nofollow
No follow, significa que sua página não tem nada a ver com o link da página citada.
Esse tipo é utilizado quando você não tem certeza sobre a origem do conteúdo, portanto, essa prática deve ser evitada se possível.
Além disso, o nofollow também é usado para indicar links deixados nos comentários para que o Google não pense que eles têm algo a ver com o conteúdo que está sendo postado.
O termo Nofollow em português significa “não seguir”, isso quer dizer que o Google não vai visitar este link.
2 – Dofollow
Do Follows são links marcados como links importantes, o que significa que possuem autoridade, e então o Google irá visitar este link.
Imagine por um segundo que um site famoso comentou algo sobre você, isso dá mais credibilidade ao seu conteúdo, e consequentemente isso irá atrair um grande número de visitantes.
O mesmo vale para links para seu site.
Em outras palavras, esse algoritmo mostra aos usuários que o seu conteúdo é confiável e que seu tráfego será impactado positivamente por ele.
3 – Link juice
Link Juice está relacionado a autoridade compartilhada.
Quando um link é citado dessa forma, ele informa ao algoritmo que o conteúdo citado é de qualidade que merece atenção.
Por isso agencias de seo sempre recomendam comprar backlinks brasileiros, pois é a melhor forma de subir no ranking do google.
Porque os Backlinks são importantes?
Para que você entenda melhor da grande importância que os backlinks tem, vou citar um exemplo: Pense comigo, quando alguém que você conhece bem te fala sobre algum produto que é muito bom, logo você vai procurar por esse produto, por que alguém da sua confiança falou que ele é muito bom.
Isso se chama autoridade, e com os backlinks funciona da mesma forma, só que digitalmente!