A amostragem ‘Muito prazer: o ambiente do consumo no circuito moda, saúde e beleza’ identificou os fatores que atraem o consumidor para dentro de lojas de departamento. Segundo o levantamento, 43% dos compradores se atentam mais a produtos e 27% a preços. Os consumidores afirmam fazer, em média, três visitas ao mês ao canal de venda.
O estudo foi desenvolvido pela Enox On-Life Network e realizado pela Lytics. Foram entrevistados 630 consumidores nas capitais São Paulo, Porto Alegre e Salvador. As capitais escolhidas para o estudo representam as regiões geográficas que juntas respondem por 85% do consumo brasileiro.
O atendimento é considerado item de segunda relevância para quem frequenta os pontos físicos (PDV) dessas lojas. No entanto, o estudo mostra que a experiência vivida no PDV é determinante para o consumidor se fidelizar: 58% das pessoas que tiveram experiências marcantes em um determinado ponto de venda o consideram importante ou extremamente importante em suas vidas. O índice cai para 20% entre os clientes que tiveram experiências comuns nas lojas.
Porto Alegre é a cidade com a relação mais emocional com o setor: 65% dos consumidores consideram as lojas de departamentos como relevantes em suas vidas, enquanto em Salvador esse número fica em 31% e, em São Paulo, em apenas 22%.
O estudo mostra ainda que o conjunto de lojas das redes Marisa, C&A, Riachuelo, Renner e Pernambucanas, que representam 0,6% dos pontos de venda do mercado pesquisado (ou 1542 lojas), faturam em média por loja R$ 16 milhões/mês, enquanto as demais 255.658 lojas faturam em média ao mês apenas R$ 0,5 milhões.
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Com informações da Proxxima.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Pixabay.com (domínio público) e wikipedia.org