Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O que faz um profissional da Segurança Eletrônica?

O que faz um profissional da Segurança Eletrônica?

Atualmente, ter segurança é uma preocupação constante de muitas pessoas, afinal, com tantos roubos e transtornos que a sociedade está vivendo, manter a segurança dos nossos patrimônios e nossas vidas tornou-se indispensável. É pensando nisso que, neste artigo, falaremos um pouco sobre a segurança eletrônica.

Definição de Segurança

A palavra segurança, no contexto de proteger, está ligada ao ato de defender, abrigar-se do mal, procurar mecanismos de defesa da vida e dos nossos direitos. O termo segurança vem do latim “securitas”, o que significa eliminar qualquer tipo de risco na vida.

Definição de Eletrônica

Podemos dizer que a eletrônica é um conjunto de novas tecnologias e é considerada a 3ª Revolução Tecnológica da Humanidade. Podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, como uns dos objetivos transmitir ou processar informações, além de controlar processos e mecanismos.

Definição de Segurança Eletrônica

A segurança eletrônica é a parte da segurança, que por meio de sistemas eletrônicos de proteção projetados para monitorar, detectar e alertar eventos programados, busca promover a proteção de pessoas e bens materiais.

Objetivos da Segurança Eletrônica

Os sistemas eletrônicos de segurança têm como objetivo prevenir ocorrências, detectar, automaticamente, o início de uma ação indesejada, além de comunicar, remotamente, que está algo além do previsto, está acontecendo.

Benefícios da Segurança Eletrônica

Ao optarmos pela implementação da Segurança Eletrônica, temos acesso a diversos benefícios que ela nos oferece como: vigilância permanente, alerta de perigo em tempo real e redução de recursos humanos, versatilidade dos sistemas, entre outros.

O que faz um profissional de Segurança Eletrônica

Para termos a devida proteção, precisamos contar com a competência e conhecimento dos profissionais de segurança eletrônica, que são responsáveis por instalar e configurar sistemas de segurança, realizar manutenção preventiva e corretiva de sistemas eletrônicos de segurança, além de programar sistemas, entre outras atividades da função.

Locais onde utilizar a Segurança Eletrônica

A segurança eletrônica pode ser utilizada em, praticamente, todos os locais privados e públicos como: condomínios residenciais, comerciais e industriais, escolas, hospitais, hotéis, empresas, residências, lojas, restaurantes, etc.

Tecnologias utilizadas na segurança eletrônica

Um bom sistema de segurança precisa ter alguns elementos fundamentais para que a proteção e execução do sistema seja feita perfeitamente. Dentre eles, podemos destacar: os sensores de detecção, os centrais de alarme, as câmeras de segurança, os sistemas de identificação e de bloqueio.

Sobre o funcionamento dos sistemas de Segurança Eletrônica

Estes sistemas funcionam por meio de sensores que captam as variações físicas do ambiente ou objeto monitorado e enviam para a central de alarmes. Logo, a central analisa esses dados e, caso sejam considerados eventos suspeitos, ela emite sinais de alerta para o sistema de telefonia e de monitoramentos. Estes sinais podem ser visuais ou sonoros.

Sistemas de Segurança Eletrônica

São um conjunto integrado de equipamentos mecânicos e elétricos, desenvolvidos e construídos para auxiliar a segurança nas suas atividades de proteção e monitoramento, com o principal objetivo principal de detectar, processar e disseminar informações úteis para a execução dos protocolos de segurança.

Classificação dos Sistemas Eletrônicos de Segurança

Com o avanço da tecnologia, podemos agrupar os sistemas de segurança em: Sistemas de Alarmes, Sistema de Controle de Acesso, Sistemas de Videomonitoramento, Sistema de Rastreamento, Sistema de Detecção de Incêndio.

·         Sistema de Alarme

Tem a função de alertar sobre violações de protegidas, entre outras ações indesejáveis. Além de sua eficiência prática, o sistema de alarmes possui efeito dissuasivo, isto é, afasta e reduz a intenção da prática de atos criminosos.

·         Sistema de Controle de Acesso

Esse sistema são, praticamente, as ações e tecnologias aplicadas para controlar, monitorar e restringir a circulação de pessoas ou veículos dentro e fora de um determinado ambiente.

·         Sistemas de Videomonitoramento

Esta alternativa é um conjunto de equipamentos e dispositivos que captam imagens e as transmitem, por meio de mídias e, essas imagens podem ser visualizadas, remotamente, por uma central de monitoramento. O serviço de monitoramento de imagens comprova se uma ação gerada por um sistema de alarme é real.

·         Sistema de Rastreamento

Neste caso, o acompanhamento é feito de forma remota, em tempo real. Esse sistema tem a função de indicar, com exatidão, a posição exata do objeto do rastreamento. Ele pode funcionar por meio dos sistemas de radiofrequência ou por aparelhos integrados com GPS.

·         Sistema de Detecção de Incêndio

Normalmente, são compostos por sensores projetados para detectar indícios de início de incêndios como: elevação de temperatura e fumaça. O principal objetivo de um sistema de detecção e alarme de incêndio é identificar e localizar o fogo em seu estágio inicial.

Resumindo, seja em sua residência ou na empresa, garantir a segurança do imóvel e das pessoas é fundamental. Diante de tantas informações, podemos afirmar que a Segurança Eletrônica é um recurso indispensável nas atividades da segurança privada e pública.

You must login to add a comment.

Posts relacionados