Se você está lendo esse post, provavelmente possui seu próprio negócio e está a procura de novas estratégias para se relacionar com o público e maximizar suas vendas, não é mesmo?
Se a sua resposta for “sim”, então saiba que o webinar pode ser o que esteja procurando! Isso, pois essa ferramenta é uma das mais utilizadas entre as empresas que querem produzir um conteúdo com alta qualidade e da forma mais dinâmica possível.
O webinar se apoia nas novas tecnologias e traz para a empresa novas formas de se comunicar e chamar atenção.
É por isso que ele se tornou tão popular e está fazendo sucesso nos dias de hoje. Por fazer parte de todas as etapas do funil de vendas, os negócios conseguem adaptá-lo e utilizá-los de maneira mais eficiente.
Se você sente vontade de promover conteúdos relevantes e se tornar uma autoridade no seu segmento, então neste post nós vamos explicar todos os detalhes sobre o webinar e como ele pode ser benéfico para seu negócio, por essa razão, não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
O que é o webinar?
Antes de tudo, vamos explicar sobre o conceito dessa inovação tecnológica. De forma básica, o webinar se trata de uma videoconferência, ou também chamada como live.
Podemos definir a live como uma transmissão ao vivo de um dispositivo para outro. Os webinars, então, são uma plataforma online de live que possuem o objetivo de educar ou transmitir uma informação relevante para um determinado público.
O termo “webinar” é uma abreviação em inglês e significa web based seminar. Ele pode ser traduzido como seminário realizado pela internet.
Ou seja, como o próprio nome já diz, o webinar tem como finalidade transmitir algo educativo ou com fins comerciais para uma quantidade de pessoas.
Por meio do webinar, a empresa consegue ter uma comunicação mais direta com seu público, além dele ser prático e dinâmico em sua utilização.
Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa que presta serviços de galvanização a fogo, e gostaria de explicar mais sobre os processos da sua atividade, ou realizar uma palestra e reforçar sua autoridade no segmento.
Ao invés de optar por métodos tradicionais, como a produção de conteúdo ou até mesmo investir em workshops e palestras presenciais, com o webinar, você consegue realizar tudo isso pela internet e ter gastos mínimos!
Além disso, com os espaços tradicionais, além de você ter todo trabalho de organizar, o espaço das pessoas são limitadas e podem acontecer diversos imprevistos com a chegada do público até o local.
Por essa razão, o webinar tem se tornado a opção mais viável de transmitir informações relevantes e que podem posicionar a empresa como uma referência no ramo.
O webinar pode somente explicar sobre um determinado assunto, como também divulgar diretamente um produto ou serviço da empresa. É possível criar estratégias diferenciadas e solucionar todas as necessidades da empresa com o webinar!
Quais são os benefícios e vantagens do webinar?
Agora que você já sabe sobre o webinars e quais as suas funcionalidades, vamos conferir agora porque eles são essenciais para as estratégias de marketing do seu negócio, por essa razão, continue nos acompanhando!
1- Se torne uma autoridade no assunto
Como mencionamos acima, por meio do webinar, você pode explanar sobre diversos assuntos do seu segmento.
Se você produz e fornece oxigênio medicinal, por exemplo, é possível explicar cada detalhe acerca do produto, como, o processo de fabricação, quais são os seus benefícios, quem o utiliza, como ele é importante para a vida humana, entre outros.
Dessa forma, quanto mais conteúdos a empresa for disponibilizando e oferecendo para seu público, mais autoridade ela irá ganhar e se tornar uma referência no assunto.
Consequentemente, como referência, mais pessoas vão passar a conhecer a empresa, aumentando as chances de aumentar as vendas e se desenvolver no mercado de maneira sustentável e orgânica!
2- Atraia mais clientes
É claro que, se tornando uma autoridade em seu segmento, você também pode ter a chance de atrair mais leads (potenciais clientes) para seu negócio!
No entanto, também é importante ressaltarmos sobre a importância de divulgar o webinar em todas as plataformas possíveis.
Se você utiliza site, blog e está presente nas redes sociais, por exemplo, não deixe de divulgar os seus conteúdos e chamar a atenção de mais clientes.
Além disso, também é muito importante pensar nas pautas dos conteúdos, assim como em sua estrutura. Quanto mais planejado for o processo do webinar, maiores as chances da sua empresa atrair mais clientes e se destacar!
3- É um ótimo custo-benefício
Outra das vantagens do webinar é que, muita das vezes, ele pode ser realizado de maneira totalmente gratuita, não é mesmo?
Se você atua com alpinismo industrial, por exemplo, que é uma área onde há muitas despesas e custos, o webinar é uma excelente forma de divulgar seus serviços por um custo baixo e ainda obter todos os resultados esperados pela empresa.
Apesar de, algumas vezes, você ter um custo para a implementação da plataforma em sua página na internet, o webinar ainda se mostra muito rentável, visto que, a partir dele, você pode atrair, se relacionar e converter leads em consumidores fidelizados!
4- Tenha um alcance ilimitado de pessoas
Nem precisamos mencionar que o webinar possui um alcance mundial, não é mesmo? Essa ferramenta junta o útil ao agradável, já que com ela, sua empresa pode escolher para quem irá direcionar seus conteúdos, ou pode deixar os materiais serem visto por todo o mundo.
Nesse momento, também é importante planejar qual será seu público-alvo e qual o objetivo da empresa com a transmissão do conteúdo. Faça uma análise em quantas pessoas pretende alcançar e siga a risca todos os objetivos!
Agora que você já sabe tudo sobre os webinars, o que acha de aplicar essa dica em seu próprio negócio e se destacar? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.