Todo empreendedor deseja estar à frente dos concorrentes e ter um diferencial no seu segmento de mercado. Para que isso seja possível, é essencial saber contar com estratégias alinhadas aos objetivos da empresa.
Além disso, para que um negócio atinja os resultados desejados, é necessário que exista um valor agregado ao serviço ou produto. Com isso os potenciais clientes enxergam as vantagens de comprar a solução que a empresa oferece.
A vantagem competitiva é uma das estratégias para se destacar dentro do segmento de mercado. E a lei do mercado é que se destaca mais quem tem mais diferenciais, concorda?
Qualquer empresa pode usar essa estratégia, seja uma loja especializada em bomba centrífuga ou uma padaria.
Quer descobrir qual é a vantagem competitiva do seu negócio? Neste post vamos explicar melhor como essa estratégia funciona e como você pode descobrir qual é a vantagem da sua empresa. Boa leitura!
O que é uma vantagem competitiva na prática?
A vantagem competitiva nada mais é do que qualquer ação ou atividade que faça a empresa se posicionar à frente das concorrentes. Ela é capaz de diminuir a ação da concorrência por meio da diferenciação, se destacando dentro do setor de atuação.
Essa estratégia é o que ajuda as marcas a serem lembradas por seus públicos. E, com o passar do tempo, as tornam a escolha mais lógica quando o público tem uma necessidade específica.
Uma empresa que possui vantagem competitiva se consolida no mercado com maior facilidade, e consegue ficar menos sujeita às variações do mercado. Além disso, conseguem obter maior lucratividade.
Alguns exemplos de vantagem competitiva
Vamos supor que uma loja que vende quadro de distribuição ganha negociações com construtoras para fornecer todos os quadros do condomínio por um valor unitário menor.
Esse é um exemplo simples, de vantagem competitiva, mas a economia que a loja gera para a construtora lhe concede vantagem dentro do seu segmento.
Outro exemplo por ser até mesmo uma importadora de mancal de rolamento que trouxe uma tecnologia mais atualizada e com direito a uma revisão gratuita. Aqui nós podemos ver que o diferencial impacta diretamente na segurança do equipamento.
Descubra a vantagem competitiva da sua empresa!
Não existe uma única fórmula para identificar as vantagens competitivas, pois elas podem variar dependendo do segmento e nicho de mercado em questão. Porém, há uma maneira mais comum e geral para conseguir descobrir.
Ela tem como base o balanço patrimonial do negócio, e leva em consideração duas variáveis: o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) e a Margem Líquida (ML). Elas são os principais números que devem ser observados nos indicadores de um negócio.
Você pode calculá-las das seguintes formas:
- ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido
Considere os lucros em relação ao ano fiscal completo.
- Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Bruta
Faça uma análise e encontre os principais componentes que tornam a sua empresa mais forte.
Dica bônus
Para definir sua vantagem competitiva lembre-se que ela deve gerar valor ao cliente, não pode ser facilmente copiada pela sua concorrência e deve ser sustentável para a empresa!
Algumas ações pode facilitar esse processo, entre elas estão:
- Analise a concorrência;
- Redução de custos com consciência;
- Promoções sustentáveis;
- Segmentação;
- Relacionamento com cliente de excelência.
Agora é hora de colocar a mão na massa!
Neste conteúdo você aprendeu o que é e qual é a importância da vantagem competitiva de um negócio. Além disso, recebeu as fórmulas para descobrir qual é a vantagem da sua empresa sobre a concorrência.
Agora é necessário analisar os dados do seu negócio e elaborar um plano de ação para colocar tudo isso em prática!
Esperamos que você consiga ter resultados promissores! Continue acompanhando nosso blog para ter mais conteúdos educativos como esse.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.