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O que é uma plataforma de marketing digital?

O que é uma plataforma de marketing digital?

A melhor forma de determinar uma plataforma de marketing digital é separa-la em duas partes:  plataformas de negócios digitais e marketing digital .

O que é Marketing Digital?

De forma objetiva, o marketing digital refere-se a qualquer tratativa de marketing que aproveite os dispositivos conectados ou a Internet. As iniciativas comuns de marketing digital se retêm na disseminação de uma mensagem de marca por meio de mecanismos de pesquisa, mídia social, aplicativos, email e sites. 

Hoje, o marketing digital geralmente se concentra em alcançar um cliente com mensagens cada vez mais orientadas para a conversão em vários canais, à medida que passam pelo funil de vendas. 

Idealmente, as equipes de marketing poderão rastrear o papel que cada uma dessas mensagens / canais desempenhou para atingir seu objetivo final. 

Plataformas de negócios digitais 

A GR3 Web observa que, no contexto dos negócios modernos, as plataformas são ferramentas que fornecem vários recursos de negócios ou tecnologia. 

Embora existam ferramentas para abordar funções específicas dentro de uma necessidade comercial, como uma única ferramenta para agendar atualizações de mídia social, as plataformas suportam várias funções nessas necessidades. 

As plataformas normalmente permitem um conjunto mais extenso de funções com APIs, integrações e parcerias com outros aplicativos ou fontes de dados. 

 

Por que o marketing digital é importante 

O marketing digital está aumentando – superando os gastos com marketing tradicional pela primeira vez em 2019 segundo a Emarketer.

Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais presentes nos canais online. Com os avanços tecnológicos, como IA e aprendizado de máquina , os profissionais de marketing estão melhor equipados para alcançar os consumidores em dispositivos digitais no momento certo. Isso se opõe aos métodos tradicionais de marketing – que precisam ser planejados e colocados com bastante antecedência. Considere o seguinte: 

  • O mundo tem 7,7 bilhões de pessoas e 4,4 bilhões de pessoas usam a internet (Font Brandwatch)
  • Quase 30% dos consumidores preferem interagir com as marcas por meio de canais sociais do que ir a uma loja. (Font Campaignmonitor)

Para serem competitivas, os empreendedores precisam estar presentes nos canais e dispositivos digitais. No entanto, isso não significa que os canais offline devem ser totalmente ignorados. A melhor maneira de atender às demandas dos consumidores é com uma presença omnichannel – que combina elementos offline e digital.

Vantagens das plataformas de marketing digital

As plataformas de marketing digital abrangem várias funções em uma solução – permitindo que as equipes de marketing obtenham uma visão mais integrada / holística de suas campanhas. Ao selecionar uma plataforma de marketing digital, considere as seguintes vantagens da parceria com o fornecedor de software certo:

Rastrear e alocar gastos

  • Muitos profissionais de marketing lutam para determinar quais canais estão gerando mais valor e, portanto, os que devem gastar mais. Esse desafio é exacerbado pela variedade cada vez maior de canais digitais em que eles precisam estar presentes. Com isso em mente, as equipes de marketing devem aproveitar uma plataforma que usa modelagem de atribuição avançada Isso fornecerá informações sobre as taxas de gastos e sucesso em vários canais digitais e sugestões práticas sobre como otimizar os gastos.    
  • Existem muitos modelos de atribuição – e se sua equipe estiver usando modelos desatualizados (como atribuição de último clique ), você poderá perder oportunidades de aproveitar ao máximo seus canais digitais. Usando uma ferramenta de marketing digital, é mais provável que as equipes de marketing obtenham habilidades de modelagem de atribuição atualizadas, como medição unificada .  

Os anúncios certos para gerar conversões

  • Com a plataforma de marketing digital certa, você pode entender melhor que tipo de conteúdo ressoa com seus clientes em todas as plataformas. Isso permite que os profissionais de marketing entendam quais elementos criativos e de voz obtêm mais envolvimento. 
  • Essas plataformas também podem ajudar na criação de perfis de usuário mais abrangentes, para entender quando exibir seus anúncios e em qual dispositivo. 

Correlacionar resultados qualitativos e quantitativos 

  • A plataforma de marketing digital certa ajudará você a fazer melhores escolhas para gerar receita ao planejar mídia, rastrear sua marca nos canais ou realizar compras de mídia. Uma parte importante disso é ajudar os profissionais de marketing a entender as campanhas de marketing digital de resposta direta e as campanhas mais qualitativas, como a construção da marca. As plataformas de marketing digital podem ajudar no desenvolvimento dos KPIs para testá-los e fornecer métricas sobre como seu valor se compara ao longo do tempo.

As plataformas de marketing digital são ótimos recursos, pois as marcas tentam estar presentes em vários canais e garantem que essa presença esteja gerando valor. Antes de selecionar uma plataforma, determine seus objetivos e KPIs para encontrar a plataforma que cubra a funcionalidade correta para se alinhar às suas necessidades de negócios. 

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Comentário ( 1 )

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