A peça central da sua campanha de marketing digital
A palavra “landing page” que dizer página de aterrizagem.
Esta expressão indica que é através deste tipo de página que as pessoas direcionadas pela sua campanha de marketing digital (Facebook Ads, Google Ads) vão chegar ou “aterrizar” no seu site.
Portanto, uma landing page é a porta de entrada do seu website, para pessoas que querem comprar um determinado produto ou contratar um certo serviço da sua empresa ou loja.
Isso torna uma LP muito especial, pois é nela que você vai realizar toda a argumentação de convencimento para que o leitor da mesma se transforme em um dos seus clientes.
Vem dai o termo “conversão” na expressão “landing page de alta conversão”, pois é neste tipo de página que sua empresa vai fazer com que pessoas ou leitores se “convertam” em novos clientes do seu negócio.
Vamos então entender melhor o que é uma landing page, quais são suas principais características e também mostrar vários exemplos práticos de landing pages de alta conversão.
Quais são os objetivos de uma landing page?
Existem basicamente dois tipos de landing pages:
- Landing pages para a captação de contatos (leads): o objetivo deste tipo de LP é o de convencer o leitor da mesma a deixar seus dados de contato, que podem ser usados para um contato de venda ou para compor uma lista para uma campanhas de email marketing. Veja nesta postagem alguns exemplos de landing pages para a captação de leads.
- Landing pages de vendas: o objetivo deste tipo de LP é o de convencer o leitor da mesma a comprar um produto ou serviço da sua empresa ou loja. Neste exemplo de landing page, podemos ver a venda do serviço de construção de landing pages.
Quais são os elementos de uma landing page?
Os elementos mais importantes que devem aparecer em uma landing page de alta conversão são so seguintes
- Logotipo da empresa ou do produto: o logotipo da sua empresa deve aparecer com moderação, pois o objetivo de uma LP não é institucional e sim a venda ou captação de leads. Posicione seu logotipo no tpo da página ou no rodapé da mesma, de forma discreta, sem grandes destaques.
- Vídeos explicativos: este é um dos componentes fundamentais de uma boa landing page de alta conversão. Um bom vídeo pode convencer a pessoa a deixar seus dados ou a comprar um produto, antes mesmo da leitura completa da página. Posicione este elemento no topo da página, na primeira dobra da mesma. O vídeo não deve ser longo nem cansativo, com duração sugerida de 1 a no máximo 3 minutos.
- Textos contendo os diferenciais do produto ou serviço: é muito importante que os textos de uma landing page tenham um cunho argumentativo, para mostrar aos leitores da mesma os pontos fortes dos produto ou serviço que esta sendo vendido.
- Imagens alusivas ao produto, serviço ou empresa: uma imagem diz mais do que mil palavras e uma landing page de alta conversão deve possuir fotos, imagens e ícones que sejam alusivos ao produto ou serviço apresentado. As imagens devem aparecer mescladas com os textos, para que a leitura da página não fique cansativa.
- Botões “call to action” com cores contrastantes e chamativas: os botões de ação da página devem aparecer sempre no final de uma argumentação de convencimento, e devem ser chamativos, com cores contrastantes.
- Depoimentos textuais ou em vídeo: os depoimentos ou provas sociais são fundamentais para aumentar a capacidade de convencimento da página. A sugestão é que sejam apresentados de 3 a 6 depoimentos textuais ou em vídeo.
- Form de contato: nas landing pages de captação de leads, este elemento é indispensável. Numa LP de venda de produto ou serviço, o form de contato não é obrigatório mas pode aparecer no rodapé da página.
- Contatos da empresa: os contatos da empresa podem aparecer no rodapé da página, como telefone, email, whatsapp, etc.
- Links para as redes sociais: os links de redes sociais podem aparecer no rodapé da landing page e ajudam a criar uma maior autoridade para a empresa que esta vendendo o produto ou serviço.
Uma landing page deve ter seus elementos distribuídos de forma equilibrada e harmoniosa, para que a leitura da mesma não fique cansativa e não afugente o leitor da mesma.
Conclusão
Vimos nesta postagem o que é uma landing page e sua importância dentro de uma campanha de marketing digital.
Use uma LP para vender um produto ou serviço específico da sua empresa e procure criar LPs que sejam harmoniosas para manter a atenção do leitor da mesma