Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O que é preciso saber e ter para ser um motorista profissional

O que é preciso saber e ter para ser um motorista profissional

Um motorista profissional precisa ter uma habilitação com anotação profissional e cursos de capacitação. 

Quando se fala em motorista profissional é possível imaginar uma série de situações. Segundo a Lei nº 12.619 de 2012, os motoristas profissionais são aqueles que exercem atividades de transporte rodoviário de passageiros ou de cargas.

Na época a lei foi pensada para profissões existentes como motoristas de ônibus, caminhão e transporte escolar, atualmente também é possível inserir a profissão de motoristas de aplicativo ou particular na categoria.

Independentemente da área de atuação, existem algumas regras que precisam ser seguidas por todos. Se pretende se tornar um motorista profissional, saiba o que é preciso.

O que é preciso saber e ter para ser um motorista profissional

Imagem: Pixabay

Ter habilitação na categoria exercida pelo motorista profissional

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a primeira coisa a ser providenciada para quem pretende exercer a profissão de motorista.

Apesar da primeira habilitação ser tirada aos 18 anos, nas categorias A e B, nem sempre ela é válida. Por exemplo, para quem pretende dirigir ônibus ou caminhão, precisará das categorias C, D ou E e essas só podem ser conseguidas com idade mínima de 21 anos.

Portanto, é preciso ter a habilitação certa, para isso será necessário passar por todos os exames para conquistar o documento. 

Além disso, é preciso que o documento indique se o motorista exerce atividade profissional remunerada. Sendo necessário fazer a alteração junto ao Detran se não houver a anotação.

Conhecer a legislação da categoria

Cada categoria possui uma legislação específica, por exemplo, motoristas de caminhão precisam passar por exames toxicológicos. Além disso, devem respeitar o horário mínimo de descanso e máximo de trabalho.

As leis de trânsito para os motoristas profissionais foram alteradas, principalmente no que diz respeito à pontuação. Agora é possível acumular até 40 pontos sem que a CNH seja suspensa. 

Existem regras também relacionadas ao veículo. Por exemplo, ano de fabricação, tipo de carroceria para cada tipo de carga, etc. 

A legislação é bastante abrangente e muda conforme o tipo de atuação. É preciso se informar sobre ela para não cometer nenhuma infração.

Ter conhecimentos e cursos específicos

Quem trabalha dirigindo sabe que o veículo pode apresentar problemas e ter noções de mecânica é recomendável para lidar com situações simples, apesar de não ser obrigatório.

Já alguns cursos são obrigatórios para ser motorista profissional. Em algumas cidades, motoristas de aplicativos precisam fazer um curso conforme regras do município.

Motoristas de ambulância, tem formação na área. Os motoristas de carga perigosa também precisam de formação. Além de fazer o curso, é preciso ficar atento a validade deste, já que alguns precisam ser reciclados.

O seguro auto é essencial

Ter um seguro auto, principalmente quando o veículo é do motorista, é essencial. As empresas, já possuem esse serviço quando possuem uma frota própria, mas, muitos profissionais deixam esse benefício de lado.

Por exemplo, o seguro auto para terceiros é bastante útil quando você provoca um acidente e não quer ter que arcar com o custo dos outros carros. O seguro de colisão ou roubo e furto é quase que essencial para quem passa muito tempo nas ruas, afinal, os riscos são maiores.

Independentemente do tipo de veículo é seguro é indispensável e deve ter as coberturas conforme as atividades exercidas.

Outro ponto em relação ao seguro é o de cargas. Quando são transportados itens de valor ele passa a ser obrigatório por lei. Normalmente a contratação é feita pelo proprietário da carga, mas será preciso ter a documentação para realizar o transporte. 

A modalidade de trabalho

O motorista profissional pode atuar de diferentes formas. É possível ser funcionário da empresa, nesse caso existe a contratação pela CLT. Isso é bastante comum para trabalhadores que atuam como ônibus ou caminhões. 

Outra possibilidade, que está cada vez mais comum, é atuar como autônomo ou prestador de serviço.

Nesse segundo caso, o vínculo com a empresa é temporário. O profissional é contratado para um serviço específico, por exemplo, fazer por frete de um estado para outro.

Como prestador os custos costumam ser maiores, pois é preciso ter o caminhão e gastos com ele, pagar pelo combustível e outros. Além disso, não existe uma garantia de continuidade na prestação de serviço.

Ter calma no trânsito

Essa é uma característica essencial ao motorista profissional. Como se passa muito tempo ao volante, o estresse pode estar presente na rotina.

É preciso ter calma na direção para não cometer imprudências e colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. 

Para saber um motorista profissional não basta saber dirigir, é preciso conhecer a profissão e legislação que a cerca. 

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org. 

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados