Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que é preciso saber antes de contratar um advogado

O que é preciso saber antes de contratar um advogado

A lei intervém em todas as áreas da vida humana e, embora para aqueles que não a conhecem, possa parecer confusa e intimidadora, a maioria das pessoas precisará da ajuda de um advogado em algum momento de suas vidas.

Embora a lei esteja repleta de conceitos e termos que possam parecer ambíguos e que pareçam complicar uma situação simples, sua primeira vez que contrata um advogado não precisa ser uma experiência ruim.

Não é sua responsabilidade entender todos esses termos e procedimentos, mas fazer todo o possível para encontrar o advogado que melhor se adapte ao seu caso e fornecer todas as informações necessárias durante todo o processo.

Abaixo, você encontrará como se preparar, o que precisa saber antes de uma consultoria jurídica, que conselho seguir e o que não fazer para contratar um advogado, de maneira calma e eficiente.

O que saber antes de contratar um advogado

  1. Nem todos os advogados são especializados em todas as áreas

A lei é ampla e dividida em ramos que governam diferentes aspectos da vida humana. Cada ramo está cheio de leis, regras e exceções que os advogados devem dominar completamente para aconselhar seus clientes.

Por esse motivo, muitos advogados se especializam em ramos específicos. Um advogado especializado em divórcios e pensão alimentícia não poderá ajudá-lo se você for acusado de um crime, e um advogado especializado em acidentes de trânsito não será sua melhor opção se você estiver lidando com herança.

Quando você começar a procurar um advogado, verifique se ele é especialista no ramo certo e tem experiência em lidar com casos como o seu.

  1. Muitos advogados respondem às perguntas iniciais por telefone, correio ou oferecem uma primeira consulta gratuita

Entrar em contato com um advogado não significa se comprometer e ser obrigado a contratar a primeira pessoa a lhe responder. Os advogados estão acostumados a ouvir um resumo do seu caso e fornecer informações sem que isso signifique que você os contratará.

Alguns advogados até oferecem uma primeira consulta gratuita pessoalmente, mas lembre-se de que o principal objetivo desta consulta é saber se ele pode ajudá-lo e em que condições. Não peça a ele para resolver sua situação imediatamente ou fornecer todas as informações.

  1. Nem todos os advogados calculam seus honorários da mesma maneira

Além da terminologia legal com a qual você precisa lidar, essa pode ser uma das partes mais difíceis da contratação de um advogado. Nem todo mundo calcula suas taxas da mesma maneira e, em casos complicados, é difícil estimar o custo total.

No entanto, o procedimento é claro, como no caso de um divórcio, seu advogado pode fornecer uma taxa fixa para todo o processo.

Muitos outros advogados trabalham por hora e a taxa total depende da quantidade de horas que o advogado precisa dedicar ao seu caso.

Finalmente, alguns trabalham com taxas contingentes, o que significa que elas não cobrarão uma taxa como tal, mas receberão parte do que você recebe no final do seu caso.

É muito importante que tudo relacionado às taxas apareça claramente e em detalhes no contrato.

  1. É sempre necessário que um contrato seja assinado

Como contratar qualquer outro profissional, é muito importante que exista um contrato assinado por ambas as partes, no qual as condições e os custos de todo o processo apareçam claramente.

  1. Os advogados fazem mais do que processar e pode haver melhores soluções para o seu problema.

Muitos relacionam advogados a processos judiciais como se fosse a única maneira de resolver um caso. Alguns consideram uma maneira agressiva de resolver seu problema e decidem nunca contratar um advogado, enquanto outros o contratam e exigem que uma ação seja movida.

Entre em contato com um advogado sem obrigação, descreva brevemente seu caso e diga a ele que você gostaria de saber quais seriam suas opções antes de contratá-lo. A maioria dos advogados está acostumada a responder perguntas antes de assinar um contrato, portanto, não tenha medo de perguntar.

  1. Outros casos podem surgir além das taxas

Como parte do processo legal para resolver o seu caso, talvez seja necessário notarizar, legalizar, traduzir, obter cópias autenticadas etc. Antes de contratar um advogado, peça que ele lhe diga se haverá mais despesas além das taxas.

  1. Casos legais não são coisas seguras que alguém possa garantir a você

Quando você contrata um construtor ou um chef, sabe com certeza qual será o resultado obtido. Infelizmente, os casos legais dependem de muitas coisas, por isso é impossível ter certeza do resultado. É precisamente por esse motivo que é importante ter a ajuda de um bom advogado, mas fique longe daqueles que conversam com você sobre os resultados como algo 100% seguro.

stephanie silva

stephanie silva

Web WritingBoas respostas
Redatora conteúdo WEB.

You must login to add a comment.

Posts relacionados