Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que é o Spoofing?

O que é o Spoofing?

Com a popularização da internet e as facilidades que o mundo virtual traz para o nosso dia a dia, começamos a ganhar diversos benefícios, como uma comunicação mais facilitada, notícias de forma instantânea e a facilidade de comprar qualquer tipo de produto online, como fios e cabos elétricos

 

Mas, nem tudo são flores, mesmo com tantas qualidades que a internet pode agregar dentro da nossa rotina, o número de golpes virtuais também aumentou gradativamente, no Brasil, 2021 foi um ano de recordes registrando 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos número 950% maior em relação ao ano de 2020.

 

Cerca de 150 milhões de brasileiros já sofreram algum tipo de golpe online, os números são assustadores e a atenção tem que ser cada vez mais redobrada para evitar esses possíveis riscos, entre esses crimes mais comuns temos justamente o Spoofing. 

 

No texto de hoje, iremos contar para você um pouco mais sobre esse que é um dos golpes virtuais mais famosos e temidos nos dias de hoje, bora conferir? Então vamos lá!

O que significa o Spoofing?

Em uma tradução literal para o português, spoofing significa falsificação, e pode ser encarado como o ato de fingir, imitar ou enganar, levando para o lado da internet, esse termo caracteriza um crime virtual quando alguém finge ser um contato ou uma marca para coletar dados pessoais considerados sensíveis. 

 

Ou seja, o criminoso se passa por algum conhecido seu, ou alguma empresa que você tem se comunicado de forma frequente, solicitando que você clique em algum tipo de link ou passe alguma informação considerada valiosa, ao realizar essa ação, você acaba se auto prejudicando ou beneficiando o hacker de forma involuntária.

 

Para que o spoofing seja bem sucedido, tudo vai depender da capacidade do hacker de se passar por outra pessoa, esse contato geralmente é feito através do e-mail ou de atendimento telefônico.

 

Assim como um quadro de distribuição pode ser mais complicado do que parece, o Spoofing também pode ser usado de forma ainda mais técnica, por Spoofing de DNS ou endereço de IP, onde o hacker pode acessar uma rede e falsificar as informações para parecer ainda mais verídico. 

Como funciona o Spoofing?

O spoofing funciona da seguinte maneira: um cibercriminoso finge ser outra pessoa ou alguma empresa para enganar alguém, ele faz o contato por algum canal de comunicação que a vítima costuma usar, ganhando a confiança daquela pessoa. 

 

Assim que eles percebem que aquele usuário confia totalmente de que aquela conversa é sincera, eles começam a solicitar dados ou pedem para clicar em determinados links, ao realizar qualquer uma dessas ações, os dados são invadidos e roubados pelos cibercriminosos. 

 

Geralmente eles buscam informações sensíveis, buscando a fraude financeira ou roubos de identidade, tudo vai depender do objetivo do criminoso mas o processo ocorre exatamente dessa forma.

Como ocorre o spoofing?

Você já entendeu como ele funciona, certo? Afinal, a base é sempre igual, criminosos se passando por uma identidade que não são, enganando a vítima e fazendo com que ela tome uma determinada atitude e realize uma certa ação, visando roubar seus dados. 

 

Porém, assim como os discos de corte, existem várias formas diferentes de spoofing,o primeiro é através do e-mail/ sms ou chamadas, esse é o tipo mais comum, mas isso não quer dizer que as pessoas não caiam nesse golpe, o criminoso faz todo o contato usando uma dessas ferramentas, e geralmente, seu tom é mais agressivo, pressionando o usuário a tomar uma atitude de forma rápida e muitas vezes sem pensar direito. 

 

O segundo é o Spoofing de DNS, ele é um pouco mais complexo, o criminoso desvia o acesso da vítima até um site falso, nestas cópias onde o usuário entra, geralmente os dados podem ser roubados e as informações todas coletadas. 

 

Em terceiro temos os Spoofings de ID e IP, o primeiro clonando um telefone para acessar as redes sociais e as contas das vítimas, servindo para roubar por exemplo, o Whatsapp da pessoa, o segundo permite o criminoso acessar uma rede virtual fechada, enganando as demais pessoas presentes nela. 

 

Por fim, temos o Spoofing de sites, onde os criminosos criam um site falso, geralmente de banco ou de vendas, para enganar as pessoas a colocarem seus dados financeiros. 

 

Independente qual for o caso, fique de olhos bem abertos onde você coloca seus dados e com quem você conversa dentro da internet. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado e para que todos se previnam do Spoofing, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

You must login to add a comment.

Posts relacionados