O que é o link building? Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa expressão link building, mas você convive com ela há muito tempo.
Antes de entender o conceito de link building, precisamos entender os processos que ele está envolvido.
Até porque, essa ferramenta é muito importante para aqueles que desejam posicionar o seu site nos motores de buscas, e assim obter maiores resultados.
Portanto, acompanhe a seguir, um guia completo a respeito do link Building.
O que é o link Building?
Se esse termo lhe chama atenção, provavelmente você conhece o marketing de conteúdo.
O link building é usado para ferramentas de busca. Estamos falando do Google, a ferramenta mais usada para buscas na Internet.
Acontece que o Google usa algumas estratégias para identificar os sites mais interessantes, podemos assim dizer. Ranqueamento é o nome dado a esse processo de identificação.
E uma das ferramentas usadas no ranqueamento, segundo especialistas como Wagner Santos, são os links que aparecem em outros sites referendando ou reconhecendo o texto com referência.
Assim, link building se define como um grupo de estratégias usadas pelo marketing para atrair atenção para determinado site, quando o site recebe várias ‘indicações’ ou ‘reconhecimento’ de outros sites o Google o reconhece como autoridade naquele assunto.
Quanto seu tema for pesquisado, automaticamente ou de forma orgânica, esse site que teve muitas indicações, é ranqueado, ou jogado nas primeiras indicações.
Você agora deve está bem animado se acabou de descobrir essa ferramenta, mas deixa eu logo adiantar algo bem importante antes de continuarmos.
Compromisso com a melhor resposta
Uma das propostas do Google aos seus usuários é oferecer as melhores respostas às suas perguntas, ou seja, quando você pesquisa sobre um tema, as primeiras indicações são as que o Google reconhece como melhor respostas.
E uma das formas de reconhecimento do Google, para a melhor resposta, são as referências de outros sites, por exemplo se a pesquisa foi sobre crescimento de cabelo, a nas suas primeiras indicações aparecem beautvip.com saiba que esta foi ranqueada, de forma orgânica, devido suas indicações como uma bom conteúdo.
Por que essa explicação?
Porque não basta você criar um artigo, e criar outros sem conteúdo somente como estratégia de link building indicando seu primeiro trabalho, pois hoje o Google além de ver as referências ela também analisa o conteúdo dos sites que referendou.
Isso faz com que a política adotada para reconhecimento e ranqueamento possa continuar sendo algo válido para os usuários da ferramenta de pesquisa Google.
Como usar o link building para posicionar sites
Agora que você entendeu a importância do link building para o posicionamento de seu site, vamos trazer aqui algumas dicas para ajudar você a melhor ranquear seu site ou blog.
Uma das estratégias usadas pelo link building é a geração de links indicadores, esses são chamados de backlinks (links de retorno), ocorre quando dentro de uma publicação existe um link que remete ao seu conteúdo.
Como são muitas as estratégias, iremos trabalhar técnicas que ajudam a gerar backlinks de forma natural. Veja a seguir.
Relatório de Pesquisas
No momento da edição de algum material, os redatores gostam de relatórios de pesquisas, pois neles não encontramos a posição de uma só pessoa. Então esses dados colocam o texto em foco das procuram.
Então conteúdos recheados, ou embasados em resultados ou relatórios de pesquisas dão credibilidade ao texto, que resulta em backlinks.
Portanto criar pesquisas relacionadas ao seu mercado e momento atual, e divulgar seus resultados de maneira criativa, explicativa, gerando insights para o leitor, é um ótimo caminho para a geração de backlinks.
Guias
Os guias são materiais completos sobre determinados temas, geralmente para fazer um guia é necessário pesquisa de aprofundamento. É montar um conteúdo rico e muito completo, os guias podem ser uma boa aposta para gerar links.
Escolha um tema atual, que tenha bom interesse do público, uma opção onde encontrar esse tema é o Google Trends e o Planejador de Palavras-chave do Google ADS, eles podem ser seus aliados, e crie um conteúdo intuitivo, com muitos exemplos práticos e que seja de fácil leitura.
Estatísticas Internas
Experiências internas são de grande importância, gerando interesse em seus dados, por serem experiências singulares, seu material se torna naturalmente a única referência, fazendo de material um conteúdo rico e muito completo, estes artigos podem ser uma boa aposta para gerar links.