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O que é music branding e como usá-lo?

O que é music branding e como usá-lo?

Quem pensa que o marketing se limita a anúncios em redes sociais ou propagandas de vendas na televisão, saiba que está redondamente enganado, essa que é uma das áreas mais populares na atualidade, carrega consigo várias opções diferentes de como chegar até o público e alcançar os objetivos da sua empresa de envasadora de líquidos

 

O marketing não se limita apenas a anúncios de imagem com texto, e uma das ferramentas que vem ganhando cada vez mais destaque é o áudio. O crescimento dos podcasts, fez com que as pessoas ficassem cada vez mais conectadas pelo som e pelas músicas, sendo uma ferramenta poderosa para chegar até o consumidor final.

 

Dessa forma, o music branding acabou surgindo dentro do mercado. Essa é uma estratégia do marketing sensorial, que traduz em músicas, as experiências, conceitos e essências da marca, desenvolvendo uma verdadeira identidade sonora. 

 

No texto de hoje, iremos mostrar para você o que significa o music branding e como ele pode ser aplicado dentro do seu negócio, bora conferir mais sobre ele? Então vamos lá!

O que é o music branding?

Como citamos acima, o music branding é uma estratégia do marketing sensorial, que utiliza a música para estabelecer um vínculo mais próximo entre uma marca e o seu público, criando emoções, vínculos e relacionamentos mais duradouros, trazendo uma nova e imersiva experiência e promovendo a identidade daquele negócio. 

 

A música costuma transmitir emoções, e despertar determinados sentimentos em cada pessoa que a escuta, não é tão difícil nos emocionarmos com uma determinada trilha sonora, ou nos vermos identificados com determinada letra, e é justamente isso que o music branding tenta passar. 

 

É como criar sua própria playlist personalizada, estudando uma seleção de músicas específicas de acordo com seu público-alvo, os perfis dos seus consumidores, e é claro, a identidade da sua marca, a junção desses fatores compõe a escolha de músicas específicas e que formam o music branding. 

 

Trazer essa experiência ao usuário com músicas que se encaixam com sua identidade, traz uma experiência de compra muito mais agradável, além de uma associação fácil e uma lembrança positiva que cada usuário vai ter ao lembrar da sua empresa, funcionando como um verdadeiro imã de ferrite para grudar na cabeça e se tornar memorável. 

Por que usar o music branding?

Existem vários benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio, o primeiro deles é a permanência de um cliente dentro da sua loja, seja ela física ou virtual, uma boa música tem o poder de aumentar a retenção das pessoas em até 35%. 

 

O segundo ponto é que, 70% das compras são feitas em um ponto de venda, onde justamente, se encontra a experiência de music branding, que costuma reter e ajudar a decisão de compra do cliente, isso resulta em um aumento de até 15% nas vendas das empresas que utilizam essa estratégia. 

 

Por fim, o music branding ainda ajuda a marca a ser lembrada e ficar na cabeça dos seus consumidores, transmitindo mensagens poderosas e marcantes para cada usuário, o que estimula sensações positivas e pode refletir em fidelizações e um número de aprovação muito maior perante a sua marca. 

Como usar o music branding?

Para que o music branding seja realizado de forma eficiente, é necessário seguir uma série de fatores que te ajudam durante sua jornada, o primeiro deles é definir a identidade da sua marca e saber quem é o seu público-alvo. Faça um estudo interno e externo desses dois fatores, e procure por músicas que possam compor a sua playlist, representando bem a mensagem que quer passar e combinando com o perfil dos seus consumidores. 

 

Também é importante sempre levar em conta as sensações que você quer transmitir dentro do seu ponto de vendas, músicas agitadas, por exemplo, podem desagradar o público e fazer com que ele não fique muito tempo no local, enquanto as mais calmas podem não transmitir o impacto necessário, tudo vai depender dos seus objetivos, das características da sua marca e do seu público. 

 

Verifique o que se encaixa melhor em todas as suas combinações, tenha em mente, o que é mais eficiente para vender o seu armário de aço 2 portas e o que trará uma sensação única para o público, zele pela experiência e pela alta qualidade para ter um music branding perfeito. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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